#Eurocopa2012 – Kiev – Conhecendo as cidades sedes da Euro 2012

A Eurocopa 2012 começa hoje dia 08 de junho, teremos as partidas de abertura: Polônia x Grécia, na cidade sede de Varsóvia – Polônia, e Rússia x República Checa, na cidade sede de Wroclaw – Polônia.

Dando continuidade a nossa viagem pelas cidades que sediarão a Euro 2012, o Batom e Futebol convida você para juntos conhecermos a cidade sede de Kiev.

Kiev

Província: Kiev Oblast
População: 2.820.000
Área: 839km²
Altitude: 124 metros acima do nível do mar

Site oficial da cidade

Existe um monumento na margem direita do rio Dniepre que retrata um barco transportando os quatro gêmeos eslavos que se crê terem fundado Kiev. A irmã, Lybid, está na proa, em posição de liderança e elegantemente erguida frente à tempestade. Schek e Khoryv estão atrás de si, orgulhosos e vigilantes, de lanças em riste. O terceiro irmão, Kyj, que dá o nome à cidade, repele o passado com o seu arco.

É uma imagem icônica de um local que, desde a sua fundação no século V como entreposto comercial, tem sido marcado pela guerra e períodos conturbados, mas que, ainda assim, permaneceu de forma graciosa ao longo do tempo. Designada capital da Ucrânia depois de ter herdado o estatuto de Kharkiv em 1934, Kiev é atualmente uma cidade de contrastes impressionantes.

HISTÓRIA

Descrita como a “alegria do Mundo” por cronistas medievais, entre os séculos X e XIII, Kiev foi capital do Rus de Kiev, a primeira grande civilização eslava do Leste. A cidade prosperou desde o ano de 989, quando Volodymyr, O Grande, decidiu juntar-se a Constantinopla, casar com a filha do imperador e adotar o Cristianismo Ortodoxo. Kiev tornou-se num importante centro cultural e político mas os dias de glória duraram pouco quando os mongóis saquearam a cidade em 1240.

Nos séculos que se seguiram, Kiev foi alvo da investida de diversos invasores. Depois de resistir à destruição dos mongóis, a cidade fez parte do Grão-Ducado da Lituânia no século XIV, na época parte da Comunidade Polaco-Lituana. Na altura, Kiev, bem como toda a Ucrânia, foi ocupada pela Rússia e, até ao final do século XX, fez parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A cidade ficou de rastos após a ocupação nazista, entre 1941 e 1943, mas os anos do pós-guerra rapidamente trouxeram a industrialização e a construção de blocos habitacionais (80 por cento da população em 1943 era constituída por sem-abrigo), tendo-se tornado na capital ucraniana em 1934.

City Guide: Kyiv

ECONOMIA

A cidade pode ter sido fundada como entreposto comercial, mas foi apenas a partir da revolução industrial do império russo, no final do século XIX, que realmente prosperou. Atualmente, Kiev é a maior cidade da Ucrânia, quer em número de habitantes, quer em área, assumindo-se como centro de negócios do país. É a capital científica, educacional e industrial da Ucrânia, especializada em materiais de construção e indústria aeronáutica. Desde o acidente nuclear de 1986 ocorrido em Chernobyl, situada 100 quilómetros a norte de Kiev, as fontes de hidro-electricidade cresceram.

FIGURAS NOTÁVEIS

• Kazimir Malevich, artista (1879-1935) – Pioneiro da arte abstrata geométrica e fundador do suprematismo vanguardista. Famoso pelo quadro intitulado Quadrado Preto.
• Igor Sikorsky, engenheiro (1889-1972) – Pioneiro no setor da aviação e autor do projeto do primeiro helicóptero mundial produzido em larga escala.
• Mikhail Bulgakov, escritor (1891-1940) – Famoso pelo livro “Margarida e o Mestre”, que relata a visita do Diabo a uma cidade de Moscou ateia, também escreveu “Coração de Cão” e “A Guarda Branca”.
• Golda Meir, política (1898-1978) – Meir, a original “Dama de Ferro”, passou os primeiros 15 anos de vida em Kiev e tornou-se na primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro de Israel,de 1969 a 1974.
• Volodymyr Horowitz, pianista clássico (1903-1989) – Considerado um dos grandes pianistas do século XX.
• Milla Jovovich, modelo, atriz, ligada à música (nascida em 1975) – Nascida em Kiev, filha de um pediatra sérvio e de uma atriz russa, a família deixou a cidade quando tinha cinco anos.

Academia Kyiv-Mohyla

LOCAIS A VISITAR

Kiev é uma cidade moderna com mais de 100 museus, 33 salas de espectáculos e 141 bibliotecas. As universidades mais conceituadas estão igualmente situadas em Kiev, como a Academia Kyiv-Mohyla, uma das mais antigas instituições de ensino da Europa.

Perto do Estádio Valeriy Lobanovskiy, a rua Khreshchatyk passa pelo centro e passear por ela é um passatempo dos habitantes de Kiev, especialmente aos fins-de-semana, quando está fechada ao trânsito. A rua foi arrasada durante a II Guerra Mundial e reconstruída no imponente estilo soviético, mas à cidade não falta beleza estética. Os incríveis mosaicos e afrescos do século XI da Catedral da Santa Sofia saltam aos olhos e o local é palco de coroações e de inúmeras cerimônias, bem como da primeira escola e biblioteca de Kiev.

Catedral da Santa Sofia

Tornada famosa a nível internacional pelos romances de Andriy Kurkov, a Andriyivski uzviz (a Ladeira de André), uma das ruas mais antigas da cidade, está na sombra da magnífica Igreja de Santo André, projetada pelo arquiteto responsável pelo Palácio de Inverno de São Petersburgo. Seguindo pelo “Montmartre de Kiev”, a meio encontra-se o Museu Bulgakov, onde Mikhail escreveu o livro “A Guarda Branca”, enquanto um passeio de artistas, a caminho do topo, se transforma numa gigantesca galeria de arte ao ar livre durante o fim-de-semana. Mais à frente está o incrível Mosteiro de Kyevo-Pecherska Lavra, construído em 28 hectares de uma colina sobre o Dniepre.

Museu Bulgakov

Mosteiro de Kyevo-Pecherska Lavra

Grande parte da margem esquerda está situada em terra recuperada e talvez um benefício imprevisto tenha sido a criação de cidades balneares. Existem algumas na ilha de Trukhaniv e no Hydropark, com vistas soberbas sobre o Lavra, classificado como património mundial pela UNESCO. Num registro diferente – mas não menos vistoso – está o ginásio ao ar livre de acesso gratuito do Hydropark e uma colecção de aparelhos pós-apocalípticos, desde peças de carrinha usadas até sucata.

Hydropark

Fan zone: Maidan Nezalezhnosti (Praça da Independência)
A fan zone de Kiev, localizada mesmo no coração da cidade, terá quatro telas gigantes e ficará aberta durante todo o torneio das 12h00 à 01h00 (hora local). É gratuita e irá transmitir ao vivo os 31 jogos, nos outros períodos haverá outras atividades como o testes futebolísticos de habilidade, campos de cinco, concertos ao vivo e apresentações de DJ, bem como uma gama completa de bebidas e comida.

Aeroporto Boryspil Internacional

TRANSPORTES

De e para
Kiev possui dois aeroportos, o de Zhulyany (8 km a sudoeste do centro da cidade) e o Boryspil Internacional (35 km a leste). O último destes tem serviços regulares para Varsóvia, Lviv, Kharkiv e Donetsk. A Estação Central de ônibus fica 3 km a sul do centro da cidade e oferece viagens mais longas, mas também mais baratas, para outras cidades-sede do UEFA EURO 2012: Lviv (10 horas), Kharkiv (7) e Donetsk (11h30). O terminal de trens, situado no coração da cidade, tem ligações, muitas delas até a madrugada, a Kharkiv (a 6 horas), Lviv (6h30), Donetsk (12), Varsóvia (15), Poznan (18 horas) e Wroclaw (25).

Distâncias para outras cidades-anfitriãs do UEFA EURO 2012:
Kharkiv – 480km
Lviv – 540km
Donetsk – 700km
Varsóvia – 820km
Wroclaw – 1090km
Poznan – 1140km
Gdansk – 1190km

Centro e arredores
Da rede de transportes públicos fazem parte ônibus, “trolleys”, eléctricos e um metrô sempre em expansão. Este último é geralmente o meio de transporte mais rápido e conveniente para andar de um lado para o outro, mesmo que a descida às profundezas da cidade seja uma viagem digna de registro. Situada a 102 metros de profundidade, a estação de Arsenalna é uma das mais profundas a nível mundial. Está aberta das 6h00 até à meia-noite e o bilhete de uma viagem na linha azul-turquesa custa 1,7 UAH; o passe mensal custa 95 UAH. Tal como muitos sistemas de metrô da antiga União Soviética, as estações são limpas e cuidadosamente decoradas, algo que contrasta com a menos fiável rede de ônibus que lida diariamente com o trânsito de Kiev.

Estádio Olímpico de Kiev

FUTEBOL

Kiev é a casa da força dominante do futebol ucraniano, o FC Dynamo Kiev, clube fundado em 1927 e que  pode se orgulhar de nunca ter descido de divisão – caso único na URSS e, agora, na Ucrânia.

Mas o Dínamo não é a única equipe de topo da capital – o FC Arsenal Kiev, antigamente CSKA, o clube do Exército, e o FC Obolon Kiev, apoiado por uma marca de cervejas, também pertencem a esta cidade, apesar de os “bilo-syni” (azuis-e-brancos) serem os cabeças-de-cartaz. O clube de maior sucesso nos tempos da antiga URSS, com 13 campeonatos soviéticos e nove Taças, manteve a supremacia após a independência, vencendo 13 dos 21 títulos e nove Taças.

FC Arsenal Kiev

FC Obolon Kiev

Tradicionalmente, o Dínamo recrutava os seus jogadores de uma combinação de futebolistas de topo e amadores do seu principal patrocinador, a polícia secreta soviética. Rapidamente ganhou força e torcedores e, nos finais da década de 1960, já ocupava o topo. Victor Malov revelou-se a principal inspiração até que antigo o extremo Valeriy Lobanovskiy se tornou no rosto de uma era de sucesso sem paralelo, acumulando os triunfos nas competições internas ao sucesso na Europa.

O Dínamo ganhou a Taça dos Vencedores das Taças em 1975 e 1986 e também alcançou as semi-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1977, 1987 e 1999, época em que o clube já tinha se tornado hegemônico na Ucrânia independente. Mas nem sempre fora assim, no entanto, e nos primeiros anos Kiev ficou na sombra dos clubes de Kharkiv, Odesa e Lviv.

O futebol foi introduzido em Kiev em 1900 por operários estrangeiros, principalmente checos. A primeira equipe representava Greter e Krivanek, uma fábrica de máquinas e caldeiras no lado oeste da cidade, e o primeiro campo foi construído não muito longe, num terreno hoje ocupado pelos estúdios cinematográficos Dovzhenko. A adesão do público revelou-se rápida, mas o futebol de Kiev ganhou nova dimensão em 1934, quando a cidade tirou o título de capital da Ucrânia soviética a Kharkiv.

Lendas do futebol local
A lista de naturais da cidade que se destacaram no futebol é um verdadeiro “Quem é Quem” do futebol ucraniano e inclui dois vencedores da Bola de Ouro: Oleh Blokhin (1975) e Andriy Shevchenko(2004). Oleksiy Mykhailychenko, o prolífico Viktor Kanevskiy Anatoliy Byshovets também merecem destaque, mas quem ocupa a primeira posição  é Lobanovskiy, que conduziu o clube a oito vitórias no campeonato soviético, a cinco na Liga da Ucrânia e a duas Taças das Taças (1975 e 1986). Quando faleceu, em 2002, milhares de pessoas encheram as ruas de Kiev e acompanharam o percurso fúnebre até ao cemitério de Baykove.

Sabia que?
O Dínamo tornou-se na primeira equipe da União Soviética a conquistar um troféu europeu, quando ergueu a Taça das Taças em 1975.

OUTROS DESPORTOS

O talento para o desporto parece andar de braço dado com Kiev. Exemplo disso é a equipe de handebol feminino do Spartak Kyiv, vencedora de 20 campeonatos consecutivos na URSS, entre 1969 e 1988. No plano internacional também há destaques: O ginasta Borys Shakhlin, o “Homem de Ferro”, conquistou sete medalhas de ouro olímpicas, ao passo que a também ginasta Larysa Latynina ganhou nove. Nenhum deles nasceu em Kiev, mas ambos mudaram-se para lá muito cedo, tal como Valeriy Borzov, campeão dos 100 e dos 200 metros em 1972. Foi nesta cidade que nasceu Ruslan Fedotenko, duas vezes vencedor da Stanley Cup, em hóquei no gelo.

ONDE FICAR

Kiev está pronta para receber os torcedores para os três encontros da fase de grupos do UEFA EURO 2012, bem como um das quartas-de-final e a final. Milhares de camas estão ainda disponíveis em hotéis de 1, 2 e 3 estrelas, bem como em “resorts” e dormitórios. Os preços começam nos 17 euros e as reservas podem ser feitas via www.accom2012.com e www.hotelsukraine.com.ua/en.

Também pode ser alugados apartamentos, estando igualmente disponível o sistema de dormida e pequeno-almoço em www.kievrent.net e www.ukraineapartments.com. Haverá ainda vários parques de camping disponíveis para receber os grupos de torcedores, tendo alguns sido construídos precisamente para o efeito:

Kiev Beach Club
Localização: Ilha Trukhaniv (a 1km da fan zone)
Capacidade: Até 10 mil camas (tendas para duas a quatro pessoas)
Preço: A partir de 25 euros por noite
Reservas: www.accom2012.com

Fan Plaza
Localização: Expocentre, 1 Rua Academician Hlushkov (com metrô direto para a fan zone e estádio em menos de 30 minutos)
Capacidade: Até 4400 camas (quartos para 4 a 8 pessoas)
Preço: 50 euros por pessoa, por noite
Reservas: www.accom2012.com

Parque de campismo Prolisok
Localização: Avenida Peremohy 139 (a 4km do estádio)
Capacidade: 300 camas em tendas, 50 lugares para campistas
Preço: 25 euros por pessoa, por noite numa tenda; 65 euros por campista, por noite
Reservas: +38 044 254 51 10 ou +38 044 254 53 82 ou nikitchenko@hamalia.com.ua

Parque Kievan Rus
Localização: a 55km do centro da cidade
Capacidade: 530 camas em tendas (tendas para 2/4/6/8 pessoas, lugares para tendas próprias e caravanas)
Preços: A partir de 11 euros por pessoa, por noite; até 45 euros por caravana, por noite
Reservas: www.parkkyivrus.com/

Assim, encerramos mais uma visita a uma das cidades sedes da Eurocopa 2012, desta vez visitamos Kiev. Ficamos encantados com a sua história e a beleza dos seus monumentos, esperamos que você também tenha gostado! Convidamos você para nos acompanhar em nossa próxima aventura, na cidade sede de Lviv, onde encerraremos nossa viagem em terras ucrânianas.

Até lá!

Fonte: http://pt.uefa.com

Veja também! #Eurocopa2012 – Kharkiv – Conhecendo as cidades sedes da Euro 2012 http://wp.me/pXxpG-56V

Siga o Batom e Futebol no Twitter: @Batom_efutebol

Por JGalvão

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.573 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: