Wolfsburg – Conhecendo a Alemanha através do Futebol – Especial Copa do Mundo Feminina FIFA 2011 – Alemanha

Dando continuidade ao Especial Copa do Mundo Feminina FIFA 2011, hoje visitaremos a cidade sede Wolfsburg. Embarque conosco nesta fantástica viagem.

Wolfsburg

História
Wolfsburg é uma das poucas cidades da Alemanha que foram fundadas no século XX. Este ano, comemora 70 anos de existência. O município foi criado especialmente para abrigar a produção do “Fusca”, o célebre automóvel da Volkswagen que, durante muito tempo, simbolizou a eficiência da indústria automobilística germânica.

O lançamento da pedra fundamental da fábrica da Volkswagen aconteceu no dia 26 de maio de 1938 e a fundação da cidade, em 1° de julho do mesmo ano. O moderno projeto urbano para cerca de cem mil moradores previa muitos espaços verdes e clara delimitação das áreas de moradia, trabalho e transporte.

A guerra frustrou o plano inicial e a cidade-modelo acabou se transformando em local de trabalho forçado e produção de armamentos. Dois terços da fábrica foram destruídos, mas os bairros residenciais permaneceram praticamente intactos. O município passou a se chamar Wolfsburg no dia 25 de maio de 1945, em homenagem a um castelo de mesmo nome situado na região.

A decisão das forças de ocupação britânicas de não demolir a fábrica da Volkswagen permitiu o renascimento da cidade. Com a chegada de milhares de refugiados, Wolfsburg dispunha da mão-de-obra necessária para se desenvolver. O crescimento aconteceu rapidamente durante os anos 1950 e 60. O Fusca se tornou o símbolo do milagre econômico. Em 1955, o milésimo veículo deixou as linhas de montagem.

Retrato
Após a fusão administrativa com municípios vizinhos, em 1972, o número de moradores de Wolfsburg ultrapassou a marca dos cem mil. Em 2000, o parque Autostadt, dedicado à história dos automóveis, foi inaugurado ao norte do Mittelandkanal, o canal que faz a ligação entre os rios Reno e Elba. A inauguração do novo estádio de futebol, localizado a leste do parque, aconteceu dois anos mais tarde.

Wolfsburg é o principal polo econômico da Baixa Saxônia. O patrimônio cultural mais importante concentra-se na zona sul da cidade: o Centro Cultural, obra de Alvar Aalto que abriga a Biblioteca Municipal e a Universidade Popular, o Teatro projetado pelo arquiteto Hans Scharoun, o Planetário e o novo Museu de Arte.

Um instituto cultural italiano foi instalado no castelo renascentista de Wolfsburg, onde também acontecem exposições de arte contemporânea, oficinas culturais e pedagógicas e espetáculos de música e teatro. Já o castelo de Fallersleben abriga o Museu da Poesia e da Democracia no Século XIX, que conta uma parte importante da história germânica. Além disso, nos últimos anos a cidade tem sido palco de diversas atividades culturais patrocinadas pela iniciativa privada.

Vale notar ainda que os espaços verdes do município ocupam uma área duas vezes maior que o Central Park nova-iorquino. Wolsfburg é também a cidade-natal do célebre poeta alemão Hoffmann von Fallersleben, autor da letra do hino nacional alemão.

Atrações imperdíveis:

Autostadt – vista noturna

Autostadt

Confira o vídeo:

 

 

Castelo de Fallersleben

Castelo de Neuhaus

Museu de Arte

Futebol
O Wolfsburg é um dos poucos clubes alemães que disputam a primeira divisão tanto com a equipe masculina quanto com a feminina. O time masculino está na Bundesliga desde1997. A equipe feminina foi criada em 2003, após a fusão com o time do Wendschott, apesar de a modalidade ser praticada na cidade desde 1973. Em 1984, as meninas do Eintracht Wolfsburg chegaram à final da Copa da Alemanha, mas perderam por 2 a 0 para o Bergisch Gladbach.

Presidente da seção regional do Comitê Organizador:

  • Karl Rothmund (presidente da Associação de Futebol da Baixa Saxônia)

Embaixadores:

  • Britta Carlson
  • Roy Präger

Volkswagen Arena

O Estádio do Wolfsburg para a Copa do Mundo Feminina da FIFA oferece assentos para 25.361 espectadores e foi concluído em 2002. Após um investimento de 53 milhões de euros, a Volkswagen Arena conta agora, entre outras coisas, com arquibancadas cobertas em material translúcido. O próximo passo é construir a cobertura completa do estádio.

Atualmente a arena é utilizada pelo Wolfsburg, campeão da Bundesliga da temporada 2008/09. O local também já foi palco de jogos da Liga dos Campeões da UEFA e da Liga Europa. Além disso, o novo estádio recebeu, no dia 1º de julho de 2003, um amistoso entre a Alemanha e o Canadá, vencido pelos donos da casa por4 a1.

Mas a arena não é cenário apenas para eventos esportivos, já que recebe constantemente shows de grandes astros e estrelas da música pop internacional, como Elton John e Anastacia.

Termina aqui nossa viagem na cidade de Wolfsburg, a última cidade sede dos jogos da Copa do Mundo Feminina FIFA 2011. Esperamos que você tenha gostado de nos acompanhar nesta aventura. Nós do Batom e Futebol adoramos conhecer parte da Alemanha através do  seu futebol e já estamos com saudades. Assim, resolvemos criar a seção “Conhecendo a Alemanha através do Futebol” para que possamos continuar nossa aventura em terras germânicas. Aguarde, em breve anunciaremos nossa próxima viagem. Um abraço a todos e até lá!

Veja também! Sinsheim – Conhecendo a Alemanha através do Futebol – Link

Fonte: http://pt.fifa.com

São Paulo – Brasil – 22:49

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Por Josy Galvão

 






Anúncios

2 responses to this post.

  1. […] Veja também! Wolfsburg – Conhecendo a Alemanha através do Futebol – Link […]

    Responder

  2. Posted by Francisco Alves on fevereiro 5, 2016 at 11:21 am

    Caramba ! Entrei para ler sobre Wolfsburg, e acabei lendo todas as cidades. Tenho uma simpatia particular pela Alemanha. E começou com a maneira que o futebol é pensado, planejado, organizado e executado, no macro e no micro detalhe. Essa é uma boa característica de um povo.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: