Yoreli Rincón, de olho em Marta

Yoreli Rincón, de olho em Marta
Getty Images

Quem acredita que é possível transformar os sonhos em realidade diz que, quando sonhamos com algo, devemos fazê-lo mirando alto. A colombiana Yoreli Rincón está seguindo à risca esta recomendação. Aos 17 anos, a meio-campista sabe bem qual é o seu principal objetivo para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011, que começa em junho: desbancar a brasileira Marta como a melhor jogadora do planeta.

“Ela é quase dez anos mais velha do que eu, mas recebeu o prêmio pela primeira vez com 20”, argumentou Rincón. “Agora mesmo eu tenho 17, ainda dá tempo. Essa é a minha meta, e tenho de conseguir isso antes dela.”

A colombiana não hesita nem um segundo em admitir ao FIFA.com quais são as suas ambições e, pelo que deu para ver na sua curta carreira futebolística, é preciso levá-la bastante a sério. A meio-campista comandou a sua seleção até a quarta colocação na Copa do Mundo Sub-20 Feminina da FIFA Alemanha 2010. Além disso, ficou entre as melhores jogadoras do torneio, e o gol que marcou contra a Suécia foi escolhido pelos usuários do FIFA.com como o mais bonito da competição.

“Essa garota realmente joga um bom futebol e tem características excepcionais”, disse o técnico daColômbia, Ricardo Pozo, sobre a sua talentosa camisa 10, que já se firmou como uma das principais opções ofensivas do seu país. As colombianas surpreenderam ao conquistarem o segundo lugar na última Copa América, disputada no ano passado no Equador, posição que valeu tanto a vaga na Alemanha 2011 quanto no Torneio Olímpico de Futebol Feminino de 2012.

Mesmo com a derrota na decisão do torneio continental, Rincón ressaltou a sua atuação. “Fiz um bom torneio”, afirmou. “Marquei gols e me senti muito bem, apesar da minha idade. Se as coisas estão indo bem para mim agora, por que não posso sonhar em ser a melhor do mundo, quando ainda tenho tanto tempo de carreira pela frente?”

“Marta é uma jogadora muito rápida e inteligente”, analisou Rincón. “Nisso, somos parecidas: sabemos quando mudar o ritmo de jogo e quando segurá-lo. Mas eu presto mais atenção em como ela é fora dos gramados, em como ela se concentra. Leio muito sobre ela. É a melhor do mundo, mas eu também quero ser um dia. Então, preciso saber o que ela faz, para poder fazer o mesmo.”

Dos vídeos aos gramados
A história de Yoreli Rincón é parecida com a de outras garotas apaixonadas pelo futebol na América do Sul. Quando era apenas uma menina em Bucaramanga, a sua cidade natal, o irmão mais velho lhe mostrava vídeos com os melhores lances de Luís Figo, David Beckham e Zinedine Zidane. “Acho que ele me contagiou com o seu sonho frustrado de ser jogador”, comentou em meio a risadas.

Como consequência daquilo, Yoreli logo aprendeu a repetir “de olhos fechados” todas as jogadas dos ídolos. Ela jogou bola na rua até os oito anos, quando entrou para a equipe masculina de base de um clube. “Eu era a melhor mesmo entre os meninos”, contou. “Fiquei com eles durante cinco anos. Depois, passei a treinar com as mulheres e isso me facilitou muito as coisas. Só aí me dei conta de que tinha potencial. Fui subindo de categoria até chegar à seleção colombiana.”

Veloz, inteligente e com uma ótima finalização, ela parece pronta para dominar o cenário do futebol feminino. Fiel ao seu estilo, não põe limites aos objetivos da seleção colombiana. “Nós nos preparamos para ganhar a medalha de ouro, estamos sonhando com isso”, admitiu. “Pedimos a ajuda de Deus e acreditamos que ele nos ajudará nesta campanha. Tomara que a decisão do título seja contra o Brasil e a Marta. Uma vitória nos ajudaria a consolidar o futebol feminino na Colômbia e, no lado pessoal, me daria um empurrãozinho para conseguir o prêmio de melhor jogadora do mundo.”

Fonte: http://pt.fifa.com

JGalvão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: