Delícias alemãs de dar água na boca!

Um dos pontos altos da culinária alemã são os doces. Os alemães possuem mais de 500 bolos e tortas, entre receitas tradicionais e modernas. O Batom e Futebol gostaria de convidá-lo(a) a deliciar-se com o ensaio que apresentaremos a seguir.

Torta bonese de manteiga

A indústria confeiteira tem uma longa tradição na Alemanha; bolos e tortas são suas maiores atrações. Mais de 70% dos ingressos no setor vêm da venda de produtos artesanais. Cada cidade ou região tem sua especialidade, contando ainda com as criações de cada confeitaria este “ Bonnenkuchen” é uma especialidade de Bonn, uma torta de creme de manteiga e marzipã.

Sabores exclusivos para ricos

Um documento datado de 1618 em Munique é um dos primeiros registros sobre confeitarias alemãs do qual se tem notícia. Naquela época, os doces eram um privilégio reservado a realeza e a famílias abastadas. Com a produção em massa de açúcar, no início do século 20, a indústria se desenvolveu e, nos anos 1950, com o uso de cores e formas diferentes, nasceu a confeitaria moderna.

Favoritos de sempre

Todos os dias as confeitarias produzem uma variedade de tortas. Mas clássicos como o “Apfelkuchen” (bolo de maçã) ou “Käsekuchen” (bolo de queijo) são figurinhas certas no cardápio. Há pessoas que não estão dispostas a ficar sem eles. “Alguns clientes vêm e pedem determinado bolo e se não tivermos, eles simplesmente vão embora, pois não querem experimentar algo novo”, diz o confeiteiro Chrysanth Von Sturn.

Bolo Floresta Negra

A “Schwarzwälder Kirschtorte”, conhecida no Brasil como bolo Floresta Negra, talvez seja a criação mais famosa fora da Alemanha. Este mix de bolo de chocolate, chantilly, cerejas e um toque de brandy é um clássico atemporal. Tem suas origens na região da Floresta Negra, sudoeste do país. De acordo com o Museu da Confeitaria, em Kitzingen, o bolo figurou já em 1949 em 13º  lugar entre tortas alemãs mais conhecidas no mundo.

Baunilha espanhola

Quando se trabalha numa confeitaria, é difícil escolher seu bolo favorito. Julia (dir.) e Doreen seguram um de seus favoritos: a torta de baunilha espanhola, que, obviamente, não é uma especialidade germânica. Entre os favoritos de Julia está também a “Herrentorte” (torta dos cavalheiros), feita com camadas de biscoitos, marzipã, creme de vinho e geléia.

 “Herrentorte” fresquinha

Wim Hunk nasceu numa família de confeiteiros e, depois de 20 anos como chef numa confeitaria, resolveu, em 2006, abrir o seu próprio negócio. De acordo com Hunk as pessoas que vivem no bairro “são abastadas, portanto querem consumir produtos de qualidade”. A torta favorita do confeiteiro é a popular “Herrentorte”.

Nos Bastidores

Todo confeiteiro é madrugador e acorda entre 3 e 4 horas da manhã durante os fins de semana, que são os dias mais movimentados, e lá pelas 6 horas durante a semana. Nesta foto os chefes Markus e William preparam tortas de creme. A dupla chega a produzir 15 bolos por dia!

Hora de café com bolo

Um papo à tarde, acompanhado por café e bolo fresquinho, faz parte da rotina de muitos alemães. Udo Jürgens, conhecido cantor, compôs uma música nos anos 1970 em homenagem a esse momento “Aber bitte mit Sahne” (Mas, por favor, com creme). O domingo é o dia mais concorrido nas confeitarias e cafés por toda a Alemanha, e o inverno é a melhor temporada.

Delícia de chocolate

A “Prinzregenttorte” é uma das tortas de chocolate mais famosas na Alemanha, feita com seis camadas de bolo e creme de chocolate, com cobertura também de chocolate. A torta, típica do sul do país, é uma homenagem ao príncipe regente Leopoldo da Baviera.

Tradição de família

Chrysanth Von  Sturn cresceu rodeado por bolos e adora inventar novas receitas. Sua última criação se chama “Himbeer Traum Sacher” (bolo de framboesa dos sonhos) – massa de chocolate recheada com creme misturado com framboesa frescas. Nesta foto, o confeiteiro mostra seu bolo predileto, a famoso “Apfelkuchen” (bolo de maçã).

Mantendo a tradição

Atualmente é possível comprar bolos em supermercados ou em cadeias de confeitarias espalhadas pela Alemanha. “O público quer um bolo barato, não se preocupa tanto com o sabor”, avalia Von Sturn. Mas qualidade tem preço. “Eu não dou desconto, não posso. Meus bolos são os mesmos que há 100 anos.”

Torta de queijo e framboesa

O “Käsekuchen” alemão é bem diferente da versão norte-americana conhecida como “cheesecake”, pois é feito com quark, um queijo macio e parecido com iogurte. A lenda diz que o bolo de queijo é originário de Roma (200 a.C.). Recuperou sua popularidade na Alemanha no século 17, quando o cozinheiro do príncipe eleitor de Heidelberg reinventou a receita. Fora das fronteiras alemãs, o quark pode ser encontrado em lojas especializadas ou comprado pela internet.

Bolo árvore

A lenda do “Baumkuchen” (bolo árvore) reza que ele chegou à Alemanha pelas mãos de um vendedor ambulante húngaro. Quando cortado em pedaços, é possível ver camadas finas, parecidas com troncos. Para fazer esse bolo, a massa deve ser colocada em um espeto de madeira com pontas de metal, rodando-o então em chama aberta. Assim que uma camada estiver assada, outra é colocada por cima e assim por diante. Os bolos podem chegar a ter 10-20 camadas, todas cobertas com muito chocolate.

Marzipã

Este doce delicioso e tradicional é utilizado para decorar ou rechear bolos. Sua composição é muito específica e até regulamentada por lei: duas partes de pasta de amêndoas e uma parte de açúcar. Água de rosas é a única essência permitida. Mas quando o marzipã é usado para decoração, pode ser povilhado com açúcar de diversos sabores.

Tortas de frutas

Apreciadas especialmente no verão, estas tortas podem ser cobertas com morangos, framboesas, cerejas, peras ou maçãs. Acrescenta-se geralmente uma camada de gelatina, para deixar as frutas brilhantes. Se quiser, pode combiná-la com uma camada de chantily e não se preocupe em contar calorias!

Ficou com água na boca?

Fonte: http://www.dw-world.de

JGalvão

One response to this post.

  1. OLHA KI MARAVILHA AMEI AI GOSTARIA DE RECEBER RECEITAS DESSES CHEFS . AMEI TUDO OLHA É DA AGUA NA BOCA KI TORTAS ENCHE OS OLHOS DE QUAL QUER UM ! PARABÉNS .

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: