O Instituto Goethe comemora 60 anos!

Ficheiro:Goetheinstitut.jpg

Sede do Instituto Goethe em Munique – Alemanha

Instituto Goethe ou Goethe-Institut é uma instituição alemã sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar pelo mundo, em especial países não-falantes do idioma alemão, a língua e a cultura alemã. Sua principal atividade é o ensino da língua alemã como segundo idioma. O segundo objetivo do instituto é fortalecer as relações culturais internacionais da Alemanha.

O instituto recebeu seu nome em homenagem ao poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe.

Fundado  em 1951 como sucessor da Deutschen Akademie (fundada em 1925), o Instituto Goethe comemo 60 anos em 2011, que deverão ser muito comemorados na Alemanha e em todos os países onde se faz presente.

O instituto tinha como objetivo principal até a década de 1950 o ensino da língua alemã a professores estrangeiros. A partir de 1953, o instituto começou também a oferecer cursos de alemão a estudantes e no mesmo ano iniciou um programa para divulgar a língua alemã em outros países. Entre 1959 e 1960 todas as instituições culturais governamentais da Alemanha até então existentes em outros países, foram unificadas, fazendo parte do Instituto Goethe hoje em dia.

Durante o governo de Willy Brandt, a importância do Instituto Goethe cresceu  em nível internacional durante os anos 1970, pois fazia parte da política externa alemã nesta época, a forte divulgação da língua e cultura alemã.

Em 1976 foi celebrado um “contrato de colaboração” entre o Instituto Goethe e o Auswärtiges Amt (similar a Secretaria dos Negócios Estrangeiros). A partir de 1980 elaborou-se um novo conceito válido em nível nacional, perante o qual cidades grandes e cidades com universidades estariam no âmbito de interesse do instituto para o estabelecimento dos seus centros de ensino.

Após a queda do Muro de Berlim em 1989 o instituto intensificou suas atividades para o Leste Europeu, fundando ali novos centros de ensino.

Ficheiro:Praha 2005-09-20 Goethe Institut-00.jpgInstituto Goethe em Praga – República Tcheca

Após a fusão com a Inter Nationes no dia 21 de setembro de 2000, uma instituição fundada em 1952 pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para a divulgação da Alemanha no exterior, o instituto passou a se chamar  Instituto Goethe Inter Nationes entre janeiro de 2001 até julho 2003.

No ano 2004 o instituto abriu um centro de informações em Pyongyang, ou seja, a primeira instituição cultural ocidental localizada na Coréia do Norte.

Atualmente existem 13 centros do Instituto Goethe na Alemanha e 149 centros espalhados em 92 países.

Instituto Goethe em São Paulo – Brasil

No Brasil o Instituto possui 6 centros, localizados nas cidades de Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

O instituto desenvolveu diversos exames para estudantes de alemão como idioma estrangeiro (Deutsch als Fremdsprache – DaF) em todos os níveis: do A1 até C2. Estes exames podem ser realizados em todos os Instiutos Goethe. Os exames básicos são:

Nível do Conselho Europeu (CEF) Exame do Instituto Goethe
C2 Zentrale Oberstufenprüfung, Kleines Deutsches Sprachdiplom
C1 Goethe-Zertifikat C1 – Zentrale Mittelstufenprüfung (neu), Prüfung Wirtschaftsdeutsch
B2 Zertifikat Deutsch für den Beruf
B1 Zertifikat Deutsch
A2 Start Deutsch 2
A1 Start Deutsch 1

O Batom e Futebol parabeniza o Instituto Goethe pelos seus 60 anos de propagação do idioma e da cultura alemã pelo mundo.

Fonte: http://www.goethe.de

Por JGalvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: