Gelsenkirchen – Conhecendo a Alemanha através do Futebol

E aí, preparado para mais uma viagem pela Alemanha através do seu futebol? Hoje nós vamos conhecer a cidade de Gelsenkirchen!

Gelsenkirchen

História

Gelsenkirchen foi documentada pela primeira vez em 1150, mas permaneceu uma pequena vila até o século XIX, quando a Revolução Industrial levou ao crescimento de toda a região. Em 1840, quando a mineração de carvão começou, seis mil habitantes viviam em Gelsenkirchen; em 1900 a população tinha crescido para 138 mil.

No início do século XX, foi a cidade mais importante em mineração de carvão da Europa. Era chamada de a “cidade dos mil fogos”, por causa de toda a fumaça das pilhas. Em 1928 foi unida às cidades vizinhas de Buer e Horst. A cidade ostentou o nome Gelsenkirchen-Buer até ser renomeada Gelsenkirchen em 1930. Durante a era Nazista, permaneceu o centro da produção de carvão e de refinação de petróleo, e por essa razão foi bombardeada por patrulhas aéreas aliadas na II Guerra Mundial. Hoje em Gelsenkirchen não existem carvoarias, e a cidade procura uma nova imagem no turismo e nas novas tecnologias. Hoje a maior geradora de energia solar da Alemanha fica na cidade. Em Gelsenkirchen-Scholven há uma estação de energia por queima de carvão com as maiores chaminés na Alemanha (302 metros).

A cidade é um dos maiores centros culturais no Vale do Ruhr. As ofertas de entretenimento misturam o clássico e o moderno, com ricas ofertas no que diz a respeito a Teatro, Museus, Música, Arquitetura.

Retrato

Gelsenkirchen é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis), localizada na região administrativa de Münster, no estado de Renânia do Norte-Vestfália. Fica localizada na porção norte da área de Ruhr (em alemão: Ruhrgebiet).

Atrações turísticas:

Ficheiro:Musiktheater im Revier.jpg

MIR – Musiktheater im Revier

MiR Musiktheater im Revier, abriga espetáculos de Ópera, Musicais, Ballets e Orquestras do mais alto nível. A arquitetura do seu prédio é um marco na construção de teatros pós guerra. O complexo foi inaugurado em 1959, um projeto do arquiteto Werner Ruhnau. O MiR pertence desde 1997 ao grupo de patrimônios históricos e culturais do país.

Nordsternpark

O Nordsternpark também conta com um Anfiteatro, com capacidade para cerca de 6100 espectadores. Lá são realizados shows e peças teatrais nas temporadas Open-Air.

Kunstmuseum

Ao norte de Buer, o Museu de Arte expõe um grande número de importantes peças impressionistas e a maior coleção de arte cinética alemã.

Künstlersiedlung Halfmannshof

Com o objeitvo de juntar todos os artistas sob um único teto, foi fundado em 1931 a Colônia Künstlersiedlung Halfmannshof. Na época foi visto como algo incrível: criar uma “vila do trabalho”, onde cada um de seus moradores teria a possibilidade de tornar sua ideias realidade, trocando experiências e inspirações diariamente. Além de exposições, o lugar oferece também visitas guiadas aos ateliês dos artistas.

Ficheiro:Gelsenkirchen Schloss Horst.jpg

Palácio Horst

O restaurado palácio Horst é um dos mais importantes símbolos do Renascimento na Renânia do Norte – Vestfália. Construído entre os anos de 1556 e 1578, conta com uma rica oferta gastronômica, além de receber recitais, leituras, espetáculos de dança, teatrais e concertos. O local também é um dos preferidos para realização de casamentos, já que foi convertido a cartório. Desde que a sua reforma foi concluída, é um dos principais pontos de encontro em Gelsenkirchen.

Ficheiro:Schloss Berge.jpg

Castelo Berge

O Castelo Berge possui um jardim que une o clássico inglês e o rococó francês. Em meio ao bairro de Buer, o castelo construído no ano de 1264 tem como principais atrações seu jardim de esculturas floridas e o lago Berge, anexado ao terreno no ano de 1930. O castelo conta hoje, após inúmeras reformas, com um bar e um restaurante. Para aqueles que pretendem prolongar sua estadia, o castelo também dispõe de um hotel em suas instalações. Em sua proximidade foi aberto em 1993 o Parque de Esculturas Berger Feld. Localizado em meio a área verde de Buer, o parque é um grande espaço para a realização de exposições artísticas. Através do conceito “Arte em Árvores”, utiliza-se para as esculturas restos de árvores ou plantas adultas, mas nunca afetando o equilíbrio ecológico. No verão o parque é palco para a Sommerfest (Festa de Verão) da cidade, que com sua tradicional queima de fogos, ilumina de forma única o castelo Berge.

Palácio Wasserburg Lüttinghoff

Construído em 1308, o Palácio Wasserburg Lüttinghoff é a construção histórica mais antiga da cidade. Sua renomada arquitetura é divida entre Palácio Principal, Pequeno Palácio e um Jardim. Enquanto o prédio principal foi mantido em sua integridade, o prédio secundário foi substituído por um complexo, que caracteriza as moradias e construções do século 18. Em 1993, esta mesma construção foi definida como Patrimônio Histórico do estado da Renânia do Norte Westfália. Sua marcante fachada rosada e sua ponte principal dão boas vindas aos visitantes e convidam a todos a apreciar o seu charme e degustar de seu maravilhoso restaurante, sendo para um delicioso almoço ou para o Brunch de domingo.

Futebol 

Schalke 04

O Schalke foi fundado em 04 de maio de 1904 e tem a fama de ser o clube de maior torcida da Alemanha. Na Temporada 2004-2005 teve uma média de público de 61.387 torcedores, em um estádio onde cabem 61.481. Esta média só foi superada pelo grande rival do Schalke, o Borussia Dortmund, que chegou a ter uma média de 77.264 torcedores por partida.

Um dos motivos da popularidade do Schalke, é que no passado muitos de seus jogadores eram também mineiros, numa cidade em que esta atividade econômica foi muito importante e fundamental no seu desenvolvimento. Ainda nos dias atuais, os jogadores do Schalke fazem visitas as profundezas das minas, como forma de manter a proximidade com a história do Schalke e com seus torcedores.

Ina Fassbender/RAG/Reuters – Raul atenta para explicação sobre o funcionamento da mina de carvão

Desde a fundação do clube, o Schalke conquistou sete Campeonatos Alemães. Seis destes títulos foram conquistados durante os doze anos do regime nazista na Alemanha, época durante a qual o Schalke, como clube de obreiros protestantes, contou com a simpatia considerável do oficialismo. Após o fim da ditadura, o clube perdeu a liderança na região para o Borussia Dortmund, ganhando somente um Campeonato pós-guerra em 1958.

O clube foi envolvido no maior escándalo na história da Bundesliga em 1971, quando foi condenado por ter vendido o resultado de uma partida decisiva contra o Bielefeld. Ganhou a fama de ser um “clube de escândalos” e passou a maior parte da década de oitenta na segunda divisão.

Além dos títulos conquistados, o Schalke foi ainda vice-campeão do Campeonato Alemão em 1933, 1938, 1941, 1972, 1977, 2001, 2005, 2007 e 2010, além de vice-campeão da Copa da Alemanha em 1935, 1936, 1941, 1942, 1955, 1969 e 2005. Na atual temporada o clube ocupa a 4ª posição na tabela do Campeonato Alemão.

Veltins Arena

A Veltins Arena, (até 2005 Arena AufSchalke), em Gelsenkirchen, é o estádio do FC Schalke 04.  Foi entregue ao público em 2001 após obras que duraram três anos e é considerado um dos estádios mais modernos do mundo. Conta com um sistema retrátil em forma de bandeja, que permite ao gramado tomar sol.

A arena é multifuncional, sendo utilizada também para concertos, óperas e shows.  É considerado pela UEFA um estádio 5 estrelas, podendo abrigar, portanto, finais da Champions League e da Copa da UEFA.

Dados Básicos
Tempo de construção 1998 a 2001
Abertura oficial 13 de agosto de 2001
Arquiteto Günter Kus
Custos de Construção 191 milhões de Euros
Capacidade 61.673 lugares 
Capacidade (FIFA / UEFA) 54.142 lugares
Capacidade (shows / Concertos) 78.996 lugares
Camarotes VIP 81 (812 lugares)
Lugares para Imprensa 310
Business Class 2.445 lugares
Lugares para cadeirantes 98
Cobertura 42.000 m2
Telões 4 (35m2 cada)

E aí, gostou de Gelsenkirchen? Nós adoramos, e te convidamos a seguir conosco em nossa próxima aventura, na cidade de Colônia!

Fonte: schalke04.de, bundesliga.com.br, pt.wikipedia.org

Veja também! Bremen – Conhecendo a Alemanha através do Futebol http://wp.me/pXxpG-2vx

Fonte: http://pt.fifa.com

São Paulo – Brasil – 22:49

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Por Josy Galvão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: