#Eurocopa2012 – Xavi admite que poderia ter rendido mais

xavi espanha coletiva (Foto: Agência EFE)Xavi admitiu que está devendo na Eurocopa: ‘Gostaria de ter sido mais importante’ (Foto: Agência EFE)

Xavi Hernández chegou com cerca de dez minutos de atraso na entrevista coletiva prévia à decisão da Eurocopa 2012, neste sábado. Ele e o goleiro Iker Casillas, já nos acréscimos, se perderam pelos corredores confusos do Estádio Olímpico de Kiev, prestes a receber milhares de espanhóis e italianos no domingo. Mas esse é o menor dos problemas do camisa 8, que admitiu estar devendo na campanha da Fúria sem ainda ter marcado ou dado assistências. O que poderia justificar, por exemplo, as críticas em torno do futebol praticado pelo time de Vicente del Bosque, já que o meio-campista costuma ser quem mais tenta aproximar a seleção do seu Barcelona.

– Eu me sinto participante em todas as vitórias, mas teria gostado mais se fosse mais importante nos jogos-chave. Eu me sinto muito confortável jogando com essa filosofia e minha prioridade é o time. Tentarei aproveitar o jogo – disse Xavi, defendido pelo treinador.

– É muito difícil que jogue mal, sempre vai bem. Tem talento, qualidade, é solidário, pensa no time e é dos que principalmente marcam nossa forma de jogar – completou Del Bosque.

O estilo de jogo já conhecido, portanto, seguirá como carro-chefe da Espanha. Xavi garante:

– Não estamos entediados, nós nos divertimos, acreditamos neste estilo definido. É uma filosofia muito boa, todos os futebolistas se adaptam perfeitamente. Priorizamos esse talento ante o futebol físico, e o torcedor se sente identificado com esse futebol, assim como nós. Não se pode pedir mais.

Xavi no treino da Espanha (Foto: AP)Xavi em treino da Espanha neste sábado (Foto: AP)

Na verdade, pode sim, Xavi. O título da Eurocopa neste domingo completaria o que a imprensa se refere como tríplice coroa, com a Euro 2008 e a Copa 2010 já no currículo. A expectativa da torcida passou para os jogadores.

– Para nós se trata de algo ideal, estamos em um cenário magnífico e fantástico para seguir fazendo história nesse esporte. Não se chega a uma final de Eurocopa todos os dias e temos a sorte de ter ganhado muitas coisas. Nós realmente queremos fazer tudo bem e mostrar que esse time continua com a mesma fome de demonstrar o futebol que estamos acostumados.

Por fim, Xavi afirmou se sentir um privilegiado por estar fazendo parte dessa geração.

– Me sinto muito sortudo: há alguns anos, o futebol tendia mais ao caminho da contenção, mais físico… Tivemos muita sorte com os futebolistas com mais técnica, porque chegou o futebol alegre e vistoso, que também faz jogadores como Pirlo. Estou muito feliz de que as coisas saíram assim e que o futebol seja mais ofensivo e alegre.

Espanha e Itália disputam a final da Eurocopa 2012 neste domingo, a partir das 15h45m (de Brasília), no Estádio Olímpico de Kiev.

Fonte: http://globoesporte.globo.com

Siga o Batom e Futebol no Twitter: @Batom_efutebol

JGalvão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: