Bolos de rolo e de noiva se unem e fazem sucesso em casamentos

Receita une o formato do bolo de noiva tradicional à massa do bolo de rolo. Camadas finas do doce de goiaba ficam à mostra, surpreendem e agradam.

Bolo de noiva de rolo é sucesso entre pernambucanos e ainda surge como opção para quem não gosta de bolo de frutas que é típico dos casamento locais (Foto: Dorinha Bolo de Rolo / Acervo pessoal)Bolo de noiva de rolo começa a fazer sucesso nos casamentos pernambucanos e surge como opção para quem não gosta de bolo de frutas que é típico do estado (Foto: Dorinha Bolo de Rolo / Acervo pessoal)

Bolo de noiva parece mesmo ser coisa de pernambucano. As boleiras locais mantêm uma receita que não é encontrada em mais nenhum estado do Brasil. É um bolo de massa escura, com vinho e frutas cristalizados, que nasceu após uma adaptação do quitute trazido pelos colonizadores ingleses. Agora, mais uma novidade criada nas cozinhas locais ganha espaço nas festas de casamento. É o bolo de noiva de bolo de rolo, que reúne dois dos quitutes mais típicos do estado.

O doce une o formato do tradicional bolo de noiva à massa do bolo de rolo, que é patrimônio cultural de Pernambuco e representa o estado mundo afora quando se fala em bolos. O resultado é de encher os olhos. Os andares que costumam levar glacê na receita original são deixados à mostra. O que se vê são as finíssimas camadas de massa intercaladas com doce de goiaba que caracterizam o bolo de rolo. A cobertura de açúcar fica só no topo ou na base dos andares, com a decoração escolhida pela noiva.

Decoração pode ser feita com glacê, renda e flores (Foto: Dorinha Bolo de Rolo / Acervo pessoal)Decoração pode ser feita com glacê, renda e flores
(Foto: Dorinha Bolo de Rolo / Acervo pessoal)

Segundo as boleiras, a criação tem feito sucesso. Na cozinha de Dorinha, por exemplo, as encomendas já superam as do bolo de noiva tradicional, de ameixa. “Nos meu 25 anos de cerimonialista não percebia que sobrava tanto bolo de rolo. Achava que era por conta da fartura das festas de casamento. Mas, agora, vejo que o bolo de rolo não sobra. Quando tem os dois, todo mundo prefere o bolo de rolo. Acaba rapidinho. E muita gente já está pedindo só bolo de noiva”, conta.

Dorinha diz que as noivas adoram a ideia de mudar a aparência e o sabor do bolo tradicional. Os convidados também. Quando veem as camadas do bolo de rolo no maior doce do casamento, ficam surpresos e logo querem provar. “Muitas noivas têm pedido um bolo de noiva de frutas só para manter a tradição. Por isso, também fazemos bolos com um andar de bolo de rolo e outro de noiva. E o primeiro acaba antes. Sempre dizemos para garantirem logo seu pedaço”, brinca.

O sucesso é tanto que o bolo de rolo também já está presente nos outros doces das festas de casamento. Dorinha, por exemplo, prepara mini bolos que substituem os bem-casados. Em alusão aos doces tradicionais e as camadas ‘apertadas’ do bolo de rolo, a criação ganhou o nome de “juntinhos”. Ela ainda prepara doces de bolo de rolo cobertos por uma fina camada de chocolate e de biscoitos crocantes, feitos com finas fatias do bolo.

Bolo de rolo também já está nos outros doces do casamento (Foto: Dorinha Bolo de Rolo / Acervo pessoal)Bolo de rolo também virou docinho e bem-casado
(Foto: Dorinha Bolo de Rolo / Acervo pessoal)

O bolo de rolo de noiva também foi uma das atrações da Expo Fashion Noivas, uma feira que reuniu 150 expositores do setor de casamentos entre esta sexta-feira (29) e domingo (31) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento apresentou as novidades de serviços presentes na festa do casamento e tinha os doces como destaque. Uma mesa reuniu as tendências em bolo de noiva no centro da feira e contou com um exemplar preparado por Dorinha. Ela foi a responsável pelo bolo da festa de casamento realizada no último dia da feira.

História
A professora e pesquisadora de pâtisserie Cristianne Barros acredita que o sucesso é fruto do amor dos pernambucanos pelo bolo de camadas finas e doce de goiaba. “Todo mundo gosta de bolo de rolo. Por outro lado, muita gente não gosta do bolo de noiva pernambucano por causa das frutas e do gosto forte”, diz. Cris aprova a união das duas receitas, que são típicas da culinária pernambucana. Só pede que a novidade não acabe com o tradicional bolo de noiva.

“O bolo de rolo é patrimônio cultural de Pernambuco. Surgiu de uma adaptação do português colchão de noiva. As senhoras portuguesas tiveram dificuldade em encontrar os produtos utilizados na receita original aqui em Pernambuco. Por isso, fizeram adaptações com produtos nativos. O recheio de amêndoas foi substituído pelo doce de goiaba, surgindo assim o bolo de camadas finíssimas, com recheio de goiabada. Mas o bolo de noiva também é uma receita tipicamente pernambucana. Surgiu de uma adaptação de um bolo de origem britânica, com a colonização dos ingleses. Era uma receita de bolo branco com frutas cristalizadas e vinho que foi adaptada nas cozinhas senhoriais dos grandes engenhos de açúcar. As frutas britânicas foram substituídas pelas frutas locais. A cereja foi trocada pela ameixa e passas foram acrescidas às frutas cristalizadas. O vinho do Porto, que era caro, também foi trocado pelo vinho moscatel”, conta Cris. “É tudo uma delícia e é tudo tradição. É preciso que haja espaço para os dois”, torce.

Dorinha diz que é a criadora da receita e não diz fórmula a ninguém (Foto: Dorinha Bolo de Rolo / Acervo pessoal)Dorinha diz que é a criadora da receita e não revela
técnica (Foto: Dorinha Bolo de Rolo/Acervo pessoal)

Adaptação
Especializada na produção de bolos de rolo para casamento no Recife, Dorinha diz que é a criadora da receita que tem feito sucesso entre as noivas pernambucanas. Ela conta que trabalha como cerimonialista há 25 anos e, em 2012, levou o bolo de goiaba para as festas de casamento. “Preparei a cerimônia de uma baiana que mora aqui, mas ia receber a família e queria mostrar algo típico para os convidados. Por isso, pediu bolos de rolo como lembrancinha. Procurei a cidade toda e não achei. Como sabia a receita, preparei mini bolos de rolo, que chamei de juntinhos, já que iam substituir os bem-casados”, lembra.

Ela disse que a novidade agradou a todos e, cinco dias depois, ela foi chamada para levar o quitute a uma degustação promovida por um blog. Depois disso, a criação nunca mais saiu da lista de doces das cerimônias. “Também passei a fazer um bolo de rolo redondo, decorado com uma técnica que eu mesma inventei. Eu dava de presente para quem encomendava mais de 200 juntinhos. Até que um dia uma noiva viu o bolo e disse ‘já escolhi o bolo do meu casamento!’. Ela me pediu um com 15 quilos e três andares. Quase não durmo nesse dia, porque nunca tinha feito nada assim. Mas aceitei o desafio e foi o maior sucesso. Na semana seguinte ao casamento, meu celular não parava de tocar com pedidos”, conta.

Com tantas encomendas, Dorinha deixou de ser cerimonialista para se dedicar exclusivamente ao bolo de rolo de noiva. Hoje, recebe de 12 a 18 pedidos por mês. Cada quilo custa de R$ 65 a R$ 80. A boleira prepara tudo com ajuda da família, na casa que mantém em Afogados, na Zona Oeste do Recife. Ela não conta a receita a ninguém, mas a novidade vem ganhando espaço e já pode ser encontrada em outras casas de doce da cidade.

Bolo de rolo de noiva já substitui a receita tradicional em alguns casamentos (Foto: Dorinha Bolo de Rolo / Acervo pessoal)Bolo de rolo já substitui receita tradicional em algumas festas (Foto: Dorinha Bolo de Rolo / Acervo pessoal)

Fonte: http://g1.globo.com/

São Paulo – Brasil – 20:53

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Josy Galvão

One response to this post.

  1. Posted by Elisabete Bispo Do Nascimento. on janeiro 13, 2017 at 9:59 pm

    lindo,muito lindo!
    amo bolo de rolo!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: