Quatro maneiras de aproveitar a varanda

Muitas vezes subestimada, a sacada pode – e deve – ser decorada. Confira quatro sugestões práticas para deixá-la com vida.

A vira-lata Belinha posa em frente ao cubo de concreto, que se desloca da fachada interna e ainda serve de varanda para a suíte do casal, no andar superior (Foto: Marco Antonio/ Editora Globo)

A vira-lata Belinha posa em frente ao cubo de concreto, que se desloca da fachada interna e ainda serve de varanda para a suíte do casal, no andar superior (Foto: Marco Antonio/ Editora Globo)

Varanda com Pets
1 Como manter a varanda cheirosa, mesmo quando meus animais de estimação fazem ali suas necessidades?

Esqueça os coquetéis de produtos que, em geral unem cloro puro, detergente e desinfetante. Além de não cumprirem a função de eliminar odores, eles podem causar alergias nos bichos. Se o local for coberto por piso cerâmico, prefira higienizá-lo com álcool ou água sanitária diluída em água. Em caso de incidentes em sofás e tapetes, a dica de Bianca Mesquita, do Pet das Meninas, é usar um produto específico para remoção de odores de bichos, vendido em pet shops e supermercados. O veterinário José Manuel Mouriño, do Pet Place, reforça que, para manter a área externa livre de cheiros, deve-se ensinar o animal, desde filhote, a fazer as necessidades em um único local.

O piso de ardósia foi camuflado por módulos de madeira e pedriscos, que clareiam o caminho e dão a sensação de mais largura ao corredor. Vaso com pleomele variegada e painel na parede com ripsális. Projeto assinado por Paula Magaldi (Foto: Evelyn Müller/Casa e Jardim)O piso de ardósia foi camuflado por módulos de madeira e pedriscos, que clareiam o caminho e dão a sensação de mais largura ao corredor. Vaso com pleomele variegada e painel na parede com ripsális. Projeto assinado por Paula Magaldi (Foto: Evelyn Müller/Casa e Jardim)97

Pedras na sacada
2 Gostaria de saber se posso colocar pedriscos sobre o piso da minha sacada. Há riscos de entupimento do ralo?

Cobrir com pedriscos o piso de sacadas e varandas é uma ótima ideia para esconder imperfeições, dar um visual novo ao ambiente ou até mesmo nivelá-lo com a soleira. O arquiteto e paisagista Fausto Inomata, da Grama &Flor, lembra que é necessário usar uma proteção, tanto para evitar riscos como para preservar ainda mais as pedrinhas. Uma opção é usar a manta geotêxtil, um tecido fibroso que cobre o ralo e evita entupimentos. Ele comenta que é importante deixar uma pequena sobra da tela “subir” nas paredes, garantindo, assim, que nenhuma pedrinha fique entre a manta e o piso.

A varanda deveria ser tropical e propícia para receber. Por isso, onde ficava a pia da churrasqueira foi transformada em um jardim vertical, de blocos de cerâmica. “Usei bromélias, samambaias, columeias e asplênios”, diz a paisagista Juliana Freitas (Foto: Pedro Abude/Casa e Jardim)A varanda deveria ser tropical e propícia para receber. Por isso, onde ficava a pia da churrasqueira foi transformada em um jardim vertical, de blocos de cerâmica. “Usei bromélias, samambaias, columeias e asplênios”, diz a paisagista Juliana Freitas (Foto: Pedro Abude/Casa e Jardim)

Varanda Florida
3 Como faço um jardim vertical na varanda?

Há várias maneiras de se fazer um jardim vertical. A paisagista Ana Paula Magaldi costuma criá-los em vasos, com a ajuda de uma peça de aço. Mas há outras soluções, como montar uma estrutura de tijolos cerâmicos ou blocos de concreto. Se você mora em prédio – ambientes, em geral, com pouca luz –, opte por hera, bromélia, orquídea ou columeia, diz a paisagista Paula Galbi. Já em casa, dependendo do local, é possível usar barba-de-serpente, lambari, xanadu ou colar-de-pérolas. “Mas é importante que tenham condições semelhantes de insolação e irrigação para facilitar o cultivo”, alerta a profissional. A manutenção ideal inclui irrigação automatizada e troca periódica de espécies.

O pergolado de eucalipto pintado de branco valoriza a entrada de sol. Nas paredes, pratos pintados por Edith e coleção de louças | Graças à localização térrea, o apartamento tem jardim com painel vertical e vasos agrupados sobre o deque de ipê (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio)O pergolado de eucalipto pintado de branco valoriza a entrada de sol. Nas paredes, pratos pintados por Edith e coleção de louças | Graças à localização térrea, o apartamento tem jardim com painel vertical e vasos agrupados sobre o deque de ipê (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio)

Pergolado na Varanda
4 Quero fazer uma pérgola na varanda. Qual material oferece melhor custo-benefício e fácil instalação?

Segundo o arquiteto e paisagista Eduardo Mera, os materiais mais utilizados para pérgolas são as madeiras jatobá, cumaru e itaúba. “Elas são duras e cumprem a função estrutural”, diz. Outra opção é o corpo metálico, de alumínio. Além de leve, requer menos manutenção. O arquiteto atenta para três pontos na construção da peça: ter o cuidado de não danificar a impermeabilização do piso ao fixar os pilares, verificar a procedência da madeira e a capacidade da estrutura de suportar o peso das plantas que serão penduradas.

Fonte:   http://revistacasaejardim.globo.com/

São Paulo – Brasil – 00:44

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Josy Galvão

Deixe um comentário