Berlim e seus locais (mal) assombrados

Com o fim da Alemanha Oriental e da Guerra Fria, muitos prédios históricos ficaram abandonados em Berlim, e uma aura de mistério paira sobre sanatórios fechados e áreas militares evacuadas após a retirada dos soviéticos.

 Deutschland Verlassene Orte in Berlin Spreepark

Era uma vez um parque temático

O blogueiro Ciaran Fahey listou, em seu livro “Abandoned Berlin”, locais da capital alemã que perderam seu sentido original, ficando quase esquecidos. É o caso do parque temático conhecido como Plänterwald antes da queda do Muro. Após 1989, ele foi reformado e virou o Spreepark, atraindo até 1,5 milhão de visitantes por ano. Hoje está inteiramente abandonado.

 

Deutschland Verlassene Orte in Berlin Teufelsberg

De centro de escuta a street art

O Teufelsberg (“Montanha do Diabo”, em tradução literal) é um monte de entulhos de 120 metros de altura. Sobre os escombros de uma faculdade nazista explodida, os Aliados ergueram uma estação de escuta durante a Guerra Fria, para espionar a então Alemanha Oriental, subordinada à União Soviética. Hoje é um ponto de street art, com trabalhos de artistas mundialmente famosos.

Deutschland Verlassene Orte in Berlin Vogelsang Kaserne

Antiga base militar reflorestada

Escondida nas profundezas de uma floresta em Brandemburgo fica uma cidade perdida construída pelos soviéticos como base militar após a Segunda Guerra. “Vogelsang já teve 18 mil moradores, entre militares e suas famílias, inclusive com escolas e lojas”, conta Fahey. Agora, o local está sendo reflorestado.

Deutschland Verlassene Orte in Berlin Beelitzer Sanatorium

Sanatório de Beelitz

Um silêncio mortal reina nos quartos em ruínas deste antigo hospital militar usado nas duas guerras mundiais, e pelos russos na Guerra Fria. Hitler foi tratado aqui na 1ª Guerra; assim como o líder alemão-oriental Erich Honecker em 1990, após sua saída do Partido Socialista Unitário (SED). Partes dos filmes “O pianista” e “Operação Valquíria” foram rodadas neste sanatório abandonado.

Deutschland Verlassene Orte in Berlin Rüdersdorf Chemiewerk

Colossal complexo químico

A fábrica de produtos químicos e cimento Rüdersdorf está desativada desde 1999. No início do século 20, eram produzidos aqui ácido sulfúrico e cimento. O antigo complexo industrial também continha prédios de escritórios. Suas paredes fazem hoje a alegia dos grafiteiros.

Deutschland Verlassene Orte in Berlin Haus der Statistik

Sede do serviço secreto comunista

Informações detalhadas sobre os moradores da então Alemanha Oriental eram meticulosamente reunidas e armazenadas na sede da Stasi, a polícia secreta da antiga República Democrática Alemã (RDA). Após a queda do Muro, em 1989, o prédio virou a sede do Escritório Federal de Estatísticas e dos arquivos da Stasi. Desde que as duas instituições se mudaram, em 2008, o prédio está abandonado.

Deutschland Verlassene Orte in Berlin Heilanstalten Hohenlychen

Sanatório Hohenlychen

A antiga clínica para tuberculosos virou centro de “medicina desportiva” durante a Segunda Guerra Mundial. Não só figurões do nazismo se trataram aqui, mas também pacientes vindos de várias partes do mundo. Apesar da beleza do prédio, o sanatório Hohenlychen tem uma história macabra: “O médico-chefe fazia experiências com internas do campo de concentração de Ravensbrück, aqui perto”, conta Fahey.

Deutschland Verlassene Orte in Berlin Flughafen Tempelhof

Aeroporto Tempelhof

Construído em 1920, o Aeroporto Tempelhof foi centro de produção de armamentos na 2ª Guerra, virando depois local de pouso para o transporte aéreo a Berlim Ocidental. Aventureiros que visitam esta vasta área podem ver antigos abrigos antiaéreos e bunkers. O maior espaço aberto em Berlim também é usado para eventos como festivais de música e concertos.

Deutschland Verlassene Orte in Berlin Wünsdorf ehemaliges Kasernengebäude

Cidade fantasma de Wünsdorf

Esta cidade fantasma é rica em história militar. Depois de ser usada pelo Exército alemão na 2ª Guerra, foi quartel-general das forças militares soviéticas durante a Guerra Fria. Os berlinenses a chamam de “cidade proibida”, porque é expressamente proibido entrar em Wünsdorf. Tratava-se de uma cidade completa, com 600 hectares para casas, escolas, creches, lojas, uma enorme piscina e um teatro.

Deutschland Verlassene Orte in Berlin Krampnitz Kaserne

Casernas de Krampnitz

Hoje caindo aos pedaços, estes quartéis construídos em 1937 foram usados pelos nazistas na Segunda Guerra. Durante a Guerra Fria, as casernas de Krampnitz foram ocupadas pelos soviéticos, que as deixaram em 1992.

Autoria: Roselaine Wandscheer

Fonte:    http://www.dw.com/pt

São Paulo – Brasil – 22:55

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: