Dortmund chega a 40 milhões de torcedores na Bundesliga, ou 7 Brasileirões inteiros

Borussia Dortmund Torcida Freiburg Campeonato Alemao 23/09/2016
Jogadores do Borussia Dortmund aplaudem seus torcedores após jogo da Bundesliga
O Borussia Dortmund é mesmo um sucesso absurdo de público. Na ultima sexta-feira, quando enfrentou o Hertha Berlin e empatou em 1 a 1, o time Aurinegro chegou a incríveis 40 milhões de torcedores na história de seu estádio, inaugurado em 1974 e atualmente denominado Signal Iduna Park por naming rights, em partidas da Bundesliga.

Até então, 39.936.317 fãs já haviam passado pelas arquibancadas da arena em 834 duelos válidos pelo Alemão – e olha que a equipe se dá ao luxo de não contar 54 mil fãs que foram à partida contra o Fortuna Köln, em maio de 1986, válida pelo playoff contra o rebaixamento. Ou seja, o 63.683º torcedor que passou pelas catracas na última sexta se tornou o 40.000.000º na história.

Em jogos de Bundesliga, o Signal Iduna Park comporta 81.360 pessoas, ao contrário de duelos internacionais (65.829 pessoas), quando alguns setores têm a capacidade reduzida por questões de segurança determinadas pela UEFA.

“Mais de 1 milhão de fãs compareceram aos jogos do BVB em casa desde 1997/98, última temporada em que o clube não foi o líder em público do Alemão. Desde então, por 18 temporadas seguidas e por 23 no total, o Borussia Dortmund lidera o ranking de público do torneio”, celebrou a equipe Aurinegra, em seu site oficial.

Para se ter uma ideia da potência do número de 40 milhões de torcedores, o Campeonato Brasileiro precisou de sete edições inteiras (2009 a 2015), com 2.660 jogos (e incluindo todas as equipes, não apenas uma), para alcançar um público total ao que os Amarelos e Negros conquistaram sozinhos em seus 834 duelos de Bundesliga em casa.

O clube comandado por Thomas Tuchel teve sua pior média de público na temporada 1971/72, quando o estádio atual ainda não existia. Na ocasião, 308 mil pessoas compareceram às partidas no antigo campo, média de 18.118 por jogo.

Já a melhor temporada do BVB em termos de público foi a de 2015/16, com absurdos 1.380.023 torcedores nas partidas em casa pela Bundesliga: média de 81.178.

Ou seja, só 182 pessoas a menos que a capacidade total do Signal Iduna Park.

No total, o Borussia Dortmund tem a maior média de público de toda a história do Campeonato Alemão, com 47.885 torcedores/jogo ao longo dos anos. Tudo isso mesmo tendo jogado menos temporadas na elite que diversos clubes, como Hamburgo (54 temporadas), Werder Bremen (53) e Bayern de Munique (52).

 

Fonte:    http://espn.uol.com.br/

São Paulo – Brasil – 01:44

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: