Por que o clube que mais gasta na Alemanha tem o elenco mais jovem?

RB Leipzig aposta em jovens jogadores
Timo Werner (à esq., 20 anos)  e Yussuf Poulsen (à dir., 22 anos): RB Leipzig aposta em jovens

RB Leipzig, o novato da Bundesliga. Literalmente.

Mais do que fazer sua temporada de estreia na elite do futebol alemão, o clube possui, de acordo com dados do site Transfermarkt, a menor média de idade desta edição da competição: 23,6 anos.

Vale destacar que a média da competição é de 25,3, enquanto que a do Hamburgo, equipe com o segundo elenco mais jovem, é de 24,6, ou seja, um ano de diferença para o Leipzig.

A contratação de atletas jovens e sem grife (veja lista abaixo), no entanto, não significa que o investimento seja pequeno. Afinal, considerando o valor entre chegadas e saídas de atletas, o time do leste da Alemanha foi o que mais gastou no país no último mercado e o décimo em todo o mundo. Foram nada menos do que 50 milhões de euros desembolsados (cerca de R$ 171,5 milhões, em valores atuais), enquanto não lucrou um centavo sequer com vendas (mais informações na tabela abaixo).

A ambiciosa estratégia do Leipzig para criar um dos principais clubes do país tem se mostrado muito eficaz até aqui, já que o time fundado em 2009 saltou da quinta para a primeira divisão em apenas sete anos. Em sua estreia na elite, já ganhou de adversários como Borussia Dortmund e Wolfsburg e terminou a sétima rodada na terceira posição, atrás do vice-líder Colônia apenas no saldo de gols.

Ralf Rangnick, diretor esportivo do RB Leipzig
Ralf Rangnick, diretor esportivo do RB Leipzig – GETTY

“Nós seguimos fieis à nossa filosofia de apostar em jogadores jovens. Isso se dá principalmente porque eles se recuperam mais rápido depois de cargas elevadas, aprendem mais rápido e normalmente estão mais dispostos a investir no espírito coletivo, o que é especialmente importante para nosso jogo”, afirmou o diretor esportivo do RB Leipzig, Ralf Rangnick, por meio da assesoria de imprensa do clube, ao ESPN.com.br.

“Isso é importante, porque eles sabem que também precisam disso para o próprio desenvolvimento. O pré-requisito, entretanto, é, além da qualidade, a mentalidade correta. Nem todo jovem jogador é adequado para nós, mesmo se ele é talentoso”, disse o dirigente.

Apesar da ascensão meteórica da equipe, do alto investimento e do início promissor, Rangnick coloca os pés no chão. “Seria lindo se nós jogarmos uma temporada sem preocupações e pudermos nos manter longe das últimas três posições da décima rodada até o fim do campeonato. É realista alcançar esse objetivo, considerando que nós estávamos na quarta divisão em maio de 2013 e na terceira divisão na primavera de 2014”, declarou Rangnick.

Além de apostar em jovens e de ser o único estreante nesta edição da Bundesliga, o RB Leipzig também se destaca pela rejeição que tem na Alemanha. Afinal, o clube pertence à Red Bull, enquadrando-se na contramão do futebol local, sendo que um clube não pode ter um dono majoritário em solo germânico. No entanto, há exceções e há casos que conseguem ‘driblar’ isso.

“Queremos desenvolver nosso jogo e, consecutivamente, desenvolver o time. Nossos torcedores devem continuar a mostrar que o apoio em Leipzig é especial. Paixão e um pouco de auto-ironia, o que eu gosto. Nunca vivenciei uma ofensa dos nossos torcedores aos oponentes. Eu desejo que isso siga assim”, disse Rangnick. 

Fonte:    http://espn.uol.com.br/

São Paulo – Brasil – 00:59

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: