Prodígio tirou ‘sensação’ do rebaixamento, rejeitou Bayern e sonha com Champions

Julian Nagelsmann Técnico Hoffenheim Futebol Campeonato Alemão Getty
Julian Nagelsmann é técnico do Hoffenheim, da Alemanha

Em fevereiro de 2016, o Hoffenheim se encontrava na 17ª e penúltima colocação do Campeonato Alemão e agonizava na briga contra o rebaixamento quando seu então técnico, Huub Stevens, se demitiu do cargo por conta de problemas cardíacos.

Desesperada, a diretoria do clube, encabeçada pelo magnata Dietmar Hopp, fez uma aposta ousada: a promoção de Julian Nagelsmann, aos 28 anos de idade.

Ex-zagueiro das equipes reservas de Munique 1860 e Augsburg, o jovem teve de encerrar sua carreira precocemente por conta de consecutivas lesões no joelho que o impediam de jogar em alto nível.

Ainda em 2008, quando iniciou seus trabalhos à beira do campo, teve sua primeira oportunidade como assistente técnico das camadas inferiores do próprio Augsburg, onde trabalhou com Thomas Tuchel, hoje treinador do Borussia Dortmund.

Após passagens pelos juniores também do 1860, Nagelsmann teve a ingrata tarefa de logo de cara salvar um clube do descenso, sendo considerado o mais jovem treinador da história do Alemão. No papel, muito complicado. Afinal, eram seis pontos para o primeiro time a se salvar na Bundesliga.

Zagueiro entrega, faz pênalti, e Hoffenheim vence o Freiburg
Hoffenheim é o 4º colocado do Alemão – GETTY IMAGES

Na prática, porém, ele foi além das expectativas, e a aposta se mostrou certeira. Foram 22 pontos conquistados, sendo sete vitórias, dois empates e cinco derrotas, com direito ao término no 14º lugar e mais uma temporada assegurada na primeira divisão.

Seu estilo de jogo e talento precoce não passaram despercebidos antes de brilhar nacionalmente. Nagelsmann já era visado e inclusive recebera uma proposta para treinar a equipe sub-23 do todo poderoso Bayern de Munique. Oferta irrecusável, certo? Não para ele.

Mesmo que recebido de braços abertos por Karl-Heinz Rummenigge e Matthias Sammer, diretores, e até mesmo Pep Guardiola, então treinador, no centro de treinamento bávaro, Nagelsmann preferiu seguir seu crescimento pelo Hoffenheim.

E pode-se dizer que mais uma aposta foi certeira. Após o “resgate” da equipe na última temporada, nesta o “Hoffe” é uma das grandes “sensações” da Bundesliga. Na quarta colocação, com 16 pontos em oito jogos, o time está invicto com quatro vitórias e quatro empates – só Bayern e RB Leipzig ainda não perderam até aqui.

Hoje, o sonho do clube e da cidade é poder disputar uma UEFA Champions League. Se terminar ao menos nesta colocação, garantirá uma vaga nos playoffs da principal competição de clubes do mundo.

E a euforia na cidade aumentou consideravelmente principalmente após a vitória contundente do Hoffenheim por 3 a 0 sobre o Bayer Leverkusen, fora de casa, no último sábado. Tanto que o jornal local Rhein-Neckar-Zeitung estampou em sua capa a manchete “um cheirinho de Champions League no ar”.

“Trinta por cento de treinar um time é tática, os outros 70% são competência social. Todo jogador é motivado de diferentes formas. Se a condição psicológica de seu jogador estiver boa, eles vão assimilar melhor a parte tática”, comentou o treinador, em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung, ainda em agosto. E vejam que ele é avesso às formações táticas.

“Se é um 4-4-2 ou um 4-3-2-1, é questão de cinco ou dez metros. Você só vê times aderindo a isso na hora do pontapé inicial e, talvez, só umas oito vezes durante os jogos”, completou Nagelsmann, que voltará a comandar o Hoffenheim nessa quarta-feira, às 16h45 (de Brasília), fora de casa, contra o Colônia, pela Copa da Alemanha.

Fonte:    http://espn.uol.com.br/

São Paulo – Brasil – 23:49

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: