Clubes europeus historicamente ligados à indústria automobilística

TURIN, ITALY - SEPTEMBER 30: Gianluigi Buffon of Juventus celebrates after his team-mate Alvaro Morata scored the opening goal during the UEFA Champions League group E match between Juventus and Sevilla FC on September 30, 2015 in Turin, Italy. (Photo by Valerio Pennicino/Getty Images)

(Foto: Valerio Pennicino/Getty Images)

A relação da indústria automobilística com o futebol é conhecida de longa data. Muitos clubes foram fundados por trabalhadores que saíam das fábricas de carros onde trabalhavam e iam se divertir em um campo de futebol e hoje podem dizer com orgulho que são times sólidos e com essa origem proletária. Tantos outros foram forjados pelos investimentos industriais e por muito tempo (ou sempre) tiveram suas marcas ligadas às empresas de automóveis.

Tendo isso como base, confira alguns exemplos para ilustrar essa histórica ligação. Ficam faltando muitos clubes, mas a força da indústria automobilística junto ao futebol segue incontestável.

Juventus

A Velha Senhora começou a parceria com a Fiat em 1923 e desde então pode dizer que seu sucesso é invejável. Andrea Agnelli, atual presidente da Juve, faz parte da terceira geração da família no poder dentro do clube. A Jeep, patrocinador master do clube, faz parte do grupo Fiat.

Wolfsburg

A cidade de mesmo nome foi fundada em 1938 para abrigar os funcionários da Volkswagen e, em 1945, o clube nasceu. Time para os trabalhadores, o Wolfsburg foi crescendo e a partir dos anos 1990 começou a figurar nas primeiras ligas da Alemanha, muito por conta do investimento da marca de automóveis.

Sochaux

O clube foi criado pela família Peugeot para os funcionários da empresa. O clube rapidamente se profissionalizou e figurou entre os primeiros times a disputar o Campeonato Francês.

Alfa Romeo

Durante as décadas de 1930 e 1940, o time da empresa de mesmo nome, localizada em Milão, esteve na série C da Itália. Mesmo sem muito sucesso, o clube pode se gabar de ter tido o grande Valentino Mazzola.

Ingolstadt

O clube fundado em 2004, na cidade de mesmo nome, recebeu o aporte da Audi, que tem sua sede também em Ingolstadt. Desde então o time teve ascensão meteórica e hoje figura na Bundesliga.

Racing Paris

O  clube parisiense surgiu há 119 anos. Seu auge aconteceu enquanto se chamava Matra Racing, em parceria com a empresa francesa Matra, que disputava a Fórmula 1. Enzo Francescoli atuou pela equipe nos anos 80 e era o principal nome do time.

Torpedo Moscou

No sentido contrário às outras equipes soviéticas, o Torpedo Moscou não tinha ligações com empresas estatais e recebeu o nome Torpedo por conta da então maior empresa automobilística do país.

Sachsenring Zwickau

Antigo Motor Zwickau, o clube da Alemanha Oriental mudou de nome depois da inauguração da fábrica de peças da empresa na cidade. Atualmente é chamado de FSV Zwickau.

Stuttgart

Mercedes-Benz, com sede na cidade, é um dos principais apoiadores do time.Tanto que o estádio do Stuttgart é chamado de Mercedez-Benz Arena.

Opel Rüsselsheim

Mesmo sem  depender da empresa, o Opel tem suas raízes ligadas aos trabalhadores da marca, que o fundaram em 1920. Já esteve na segunda divisão nos anos 1960 e 1970, mas hoje disputa as divisões amadoras.

Fonte:  http://esporteinterativo.com.br/

São Paulo – Brasil – 23:44

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil:  ‏@Batom_efutebol

Follow the Batom and Futebol on Twitter, home of German Football in Brazil:  ‏@Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: