A bicicleta completa 150 anos

200 Jahre Fahrrad Karl Drais Laufrad (picture-alliance/akg-images)

Draisiana, a precursora

A falta de alimentos e a mortandade de cavalos resultante dos efeitos ecológicos da erupção do vulcão Tambora, em 1815, na Indonésia, provocou uma crise no transporte com carruagens na Europa. Foi isso que inspirou o alemão Karl von Drais a inventar, em 1816, um veículo de duas rodas impulsionado por pernas humanas. Ele a chamou de “laufmaschine”, máquina de andar.

200 Jahre Fahrrad Pierre Michaux (picture-alliance/Mary Evans Picture Library)

Pedais na roda dianteira

Pierre Michaux, na França, e Pierre Lallement, nos Estados Unidos, desenvolveram quase ao mesmo tempo a primeira bicicleta movida com pedais na roda dianteira. Não se sabe quem deles foi o primeiro. Em 20 de novembro de 1866, foi Lallement quem ganhou a patente americana de número 59915 para sua invenção.

200 Jahre Fahrrad Fahrradfahrer im Festzug (picture-alliance/akg-images)

Instabilidade provocou mortes

A partir de 1870 foram desenvolvidos biciclos mais rápidos, com a roda dianteira bem maior do que a traseira, pelos britânicos James Starley e William Hillmann. A construção, no entanto, não era muito estável e desapareceu das ruas após algumas mortes no trânsito. Ela ressurgiria em 1888, mas mais segura, por ser mais baixa, e com a invenção do pneu por John Dunlop.

200 Jahre Fahrrad Tandem um 1900 (Imago)

A bicicleta tandem

Dois pedalando é melhor do que um só. A bicicleta como a conhecemos hoje logo ganhou uma ampliação, dando lugar para mais uma pessoa. Mas não é carona, ela também tem que pedalar para ajudar o veículo a sair do lugar.

200 Jahre Fahrrad Tour de Fance 1903 (picture-alliance/AP Photo/Conservatoire du Patrimoine Sportif)

A primeira Volta da França

A primeira edição da competição ciclística Volta da França aconteceu entre 1º e 19 de julho de 1903. Os 2.428 quilômetros foram divididos em seis etapas, e o ganhador foi Maurice Garin.

200 Jahre Fahrrad Bahnradsport (Getty Images)

Corridas contra o relógio

A história do ciclismo de pista começou no século passado. Desde a invenção da bicicleta, o ciclismo é uma disciplina que está entre as principais competições internacionais. Hoje em dia, as bicicletas usadas em velódromos não têm freios, marchas, nem sistema de roda livre e correm na pista em sentido anti-horário.

200 Jahre Fahrrad Bahnradsport (Getty Images/AFP)

Antonio Maspes, herói do ciclismo

Em 1955, o italiano Antonio Maspes ganhou ouro no Mundial de Ciclismo em Pista em Milão. Durante o campeonato, aconteceu a lendária tentativa dele e do holandês Jan Derksen de ficarem parados com a bicicleta, sem apoiar os pés no chão. Os juízes interromperam a tentativa após 32 minutos e 20 segundos.

200 Jahre Fahrrad Olympia Mountainbike Start (picture-alliance/dpa/G. Breloer)

Mountain bike olímpico

A primeira competição de mountain bike olímpico, em 1966, nas proximidades de Atlanta, nos Estados Unidos, teve a participação de 44 ciclistas.

200 Jahre Fahrrad Straßenhändler in Vietnam (picture-alliance/robertharding/J. Langley)

Bicicleta como burro de carga

Em todo o mundo, a bicicleta é um importante elemento no trânsito e para o transporte de mercadorias, como no Vietnã.

200 Jahre Fahrrad Olympische Spiele Peking 2008 BMX (picture-alliance/Augenklick/Roth)

BMX olímpico

Em 2008, as provas de Bicycle Motocross (BMX), em que os competidores com bicicletas de rodas de 20 polegadas apresentam as manobras mais ousadas, se tornaram disciplina olímpica. As medalhas de ouro dos Jogos em Pequim foram conquistadas pelo letão Maris Strombergs, no masculino, e pela francesa Anne-Caroline Chausson, no feminino.

200 Jahre Fahrrad Elektroantrieb (Imago/M. Stein)

Bike elétrica, para facilitar ainda mais

Pequenos motores cada vez mais desenvolvidos facilitaram a vida de quem não quer ou não pode se esforçar tanto, mas quer praticar ciclismo em trechos longos ou acidentados. Ou mesmo nos grandes centros urbanos, onde se tornou meio de transporte ideal para ir ao trabalho.

Fonte:      http://www.dw.com/pt

São Paulo – Brasil – 22:05

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: