Alemães querem reeleição de Merkel, diz pesquisa

Resultado de imagem para angela merkel e a Seleção Alemã

Admiradora do bom futebol e fã de carteirinha da seleção de seu país, a chanceler Angela Merkel partirá em busca de seu quarto mandato e com apoio da maioria do povo alemão. Uma pesquisa divulgada neste domingo (20/11) pelo jornal Bild indica que 55% dos alemães apoiam que a chanceler Angela Merkel comande o país pela quarta vez.

Segundo a sondagem, realizada pelo Instituto Emnid, 39% dos entrevistados são contrários à reeleição de Merkel, 11 pontos percentuais a menos do que em agosto, quando apenas 42% dos alemães defendiam que a chanceler ficasse no poder.

A direção da CDU, partido presidido pela chanceler desde 2000, se reuniu neste domingo em Berlim e convocou uma entrevista coletiva de Merkel, onde a chanceler declarou que buscará um quarto mandato nas eleições do próximo ano, encerrando meses de especulação. No anúncio, ela falou em “defender” os “valores” democráticos, prevendo que as eleições do ano que vem na Alemanha serão “difíceis”.

“Eu pensei sobre isso por um tempo infinitamente longo. A decisão de concorrer a um quarto mandato – depois de 11 anos no cargo – é tudo, menos trivial”, disse Merkel na entrevista coletiva.

Ela declarou que “o combate em defesa dos valores” democráticos e de liberdade, bem como a defesa “do modo de vida alemão” serão um dos elementos-chaves de seu programa.

Entre os simpatizantes da CDU, o apoio a um quarto mandato de Merkel é de 92%. A chanceler também lidera entre as mulheres alemãs, com 66%, de acordo com a pesquisa.

Resultado de imagem para angela merkel e a Seleção Alemã

A chanceler veio ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014

Merkel também vence entre os eleitores do Partido Social-Democrata (SPD), com 54% das intenções de voto. A líder da CDU chegou ao poder pela primeira vez em 2005 após superar o então chanceler e principal nome do SPD, Gerhard Schröder.

O SPD ainda não escolheu candidato, mas se concorresse com seu atual líder, o vice-chanceler Sigmar Gabriel, teria poucas chances contra Merkel, segundo a pesquisa. Em um eventual confronto direto, Gabriel recebe 21% de apoio dos entrevistados contra 51% de Merkel.

Outro nome citado como possível candidato social-democrata a chanceler é o do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. A outra possível alternativa, o ministro do Exterior alemão, Frank-Walter Steinmeier, era o político com maior respaldo popular. Entretanto, ele foi eleito por consenso pelos líderes partidários do governo alemão para assumir a presidência do país em fevereiro.

Segundo a pesquisa divulgada pelo Bild, se as eleições fossem realizadas hoje, a CDU e seus aliados da CSU teriam 33% dos votos, nove pontos percentuais a mais do que o SPD.

Completariam o Parlamento o Partido Verde, com 12%, e A Esquerda, com 9%. Já os populistas de extrema-direita da Alternativa para a Alemanha (AfD) teriam 13% dos votos. Outro grupo que voltaria ao Bundestag, a câmara baixa do parlamento do país, é o Partido Liberal (FDP), com 5% das intenções de voto.

Resultado de imagem para angela merkel e a Seleção Alemã

A conservadora de 62 anos é amplamente vista como uma força estabilizadora na Europa, em meio à incerteza após a votação do Reino Unido para deixar a União Europeia, e como um bastião dos valores liberais ocidentais após a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos.

Fonte:      http://www.dw.com/pthttp://g1.globo.com/

São Paulo – Brasil – 22:33

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Por Josy Galvão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: