Neven Subotic brilha em seu retorno

Subotic fez o gol da vitória do Borussia Dortmund sub-23 nesta quarta-feira
Subotic fez o gol da vitória do Borussia Dortmund sub-23 nesta quarta-feira
O ano de 2008 foi emblemático para o Borussia Dortmund. Na condição de coadjuvante em cenário nacional, o clube buscava viver melhores dias e apostou no então jovem treinador Jürgen Klopp. Junto a ele, chegaram dois zagueiros que viriam a se eternizar na história Aurinegra: Mats Hummels e Neven Subotic.

Em oito anos de parceria, foram dois títulos da Bundesliga (2011 e 2012), dois da Supercopa da Alemanha (2013 e 2014), um da Copa da Alemanha (2012) e um vice da UEFA Champions League (2013). Depois de tantas glórias e idolatrias, a dupla chegou ao fim vivendo cenários completamente opostos. Hummels deixou o clube no auge para se transferir ao Bayern de Munique em um negócio de 37 milhões e, por isso, ficou odiado pela torcida; já Subotic passou a viver um dos momentos mais difíceis da carreira.

Assim como seu companheiro de equipe, o zagueiro norte-americano e que defende a seleção sériva, também esteve perto de sair, só que em outro contexto. Sofrendo com lesões e tendo perdido espaço para Sokratis Papastathopoulos no clube Aurinegro, ele demonstrou sua intenção de sair e estava perto de uma transferência para o Middlesbrough. O negócio, porém, acabou não ocorrendo, já que o atleta não foi aprovado nos exames médicos.

Subotic, que tem os mesmos 27 anos do ex-companheiro de zaga, precisou passar por uma cirurgia na costela, ficou na Alemanha, sendo que a expectativa era de que não jogasse mais neste ano. Situação que o fez reviver a temporada passada, quando enfrentou lesão nas costas e também uma trombose no braço direito.

Em 2015-16, ele disputou apenas 11 partidas. Muito pouco para quem foi titular absoluto desde que chegou ao clube em 2008, após ser contratado junto ao Mainz, fazendo o caminho ao lado de Jürgen Klopp.

Subotic e Hummels brilharam pelo Dortmund
Subotic e Hummels brilharam pelo Dortmund -GETTY

O futuro parecia incerto para Subotic, mas se encheu de esperança com o passar das semanas. No fim de setembro, voltou a treinar de forma intensiva; em 10 de outubro, o retorno aos treinos nos gramados; no fim do mês, atividade com bola; em 9 de novembro, o primeiro treino com a bola e os companheiros.

A recuperação estaria consolidada nesta quarta-feira, quando retornou aos gramados. E de “forma perfeita”, como ele mesmo classificou. Atuando pelo segundo time do Dortmund, ele não só atuou os 90 minutos como também fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Rödinghausen aos 41min do segundo tempo, em duelo válido pela quarta divisão alemã. Foi a primeira partida do camisa 4 desde a vitória por 2 a 1 sobre o Tottenham, em 21 de março deste ano.

“Obrigado aos fãs e torcedores que fielmente me acompanha ao longo do difícil período. E muito obrigado a todos que estiveram juntos ontem. Isso significa demais para mim”, escreveu Subotic, que soma 259 jogos pelo clube, sendo um deles – que é certamente um dos mais especiais – pelo Borussia Dortmund II.

Um dia depois de ter visto sua equipe vencer por 8 a 4, o torcedor Aurinegro recebeu outra grande notícia. Um ídolo está de volta.

Fonte:    http://espn.uol.com.br/

São Paulo – Brasil – 23:27

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: