Curiosidade – Regras de etiqueta na Alemanha

default

Bíblia da etiqueta social alemã: “Knigge”

Quando o barão Adolf von Knigge escreveu “Em relações humanas”, em 1788, ele visava criar diretrizes para habilidades sociais e, possivelmente, não esperava ser associado com boas maneiras à mesa. Hoje, o nome “Knigge”, como também é conhecido o seu célebre livro, é sinônimo de etiqueta na Alemanha. Aqui estão algumas recomendações que podem ser úteis em vários eventos sociais.

default

Use roupas adequadas

Vestir-se para um baile pode ser estressante. Knigge oferece uma solução diplomática: “Não deixe que sua roupa esteja acima ou abaixo da situação; nem abaixo nem acima de sua fortuna; nem fantástica nem muito alegre; nem ostensivamente suntuosa, esplêndida e extravagante.” Pode ser que na temporada de bailes que se inicia na Europa, alguns convidados não respeitem essas regras.

default

Não seja um narcisista da conversação

Uma vez que se escolheu o smoking ou o vestido, agora é só entrar em cena. Knigge oferece dicas para conversas casuais em eventos: “Tome cuidado para não falar muito sobre si mesmo, no caso de seus amigos, por uma questão de gentileza, desviarem a conversa sobre sua pessoa, suas publicações e assuntos semelhantes.”

default

Não bajule

Knigge considera a bajulação tão inadequada quanto a conversa sobre si mesmo. Portanto, ele aconselha, por exemplo, não lisonjear muito ao se lidar com contemporâneos vaidosos. Pois através da “contínua difusão de incenso”, o “vil adulador” influencia tanto as pessoas altivas que, no final, essas não querem mais escutar a verdade, mas somente elogios.

default

Autoelogio fede!

“Eigenlog stink” ou “autoelogio fede”, diz um ditado alemão. Aqueles que numa festa conseguem o tempo todo se gabar do que são e do que possuem não agradam ao barão Von Knigge. Ele aconselha: “Não fale muito sobre suas posses, sua riqueza e talento. As pessoas não suportam tal superioridade sem murmúrio e inveja.”

default

Seja divertido!

…Mas, por favor, sem aprender piadas de cor: “Uma pessoa que está sempre atrás de anedotas e mostra que as aprendeu para agradar ao grupo conseguirá ser divertida somente por pouco tempo e vai interessar a poucos. O verdadeiro humor e a genuína pilhéria não podem ser forçados, mas funcionam como a presença de um ser celestial, que desencadeia prazer, afabilidade e veneração.”

Two girls gossiping (Fotolia/rico287)

Nada de fofocas

“Você viu aquele vestido?” Se você quiser falar mal, ao menos o faça discretamente, advertiu Knigge em 1788: “Se você quiser conversar com seu amigo sobre alguém que está presente num evento social, considere que sussurrar no ouvido é indecente e tenha ao menos cautela em não olhar para a pessoa enquanto você está fofocando sobre ela.”

default

Não elogie demais jovens talentos

Se, durante uma festa, você se depara com um jovem talento, Knigge aconselha a escolher as palavras cuidadosamente: “Encoraje o jovem artista com aplausos modestos, mas nunca o bajule nem o elogie demasiadamente, pois isso estraga a maioria deles.” Em seu guia de 1788, Knigge escreveu um capítulo inteiro sobre como lidar com estudiosos e artistas.

default

Uma festa não é uma coletiva de imprensa

Num evento social, as celebridades e políticos presentes esperam ser capaz de desfrutar o seu champanhe, sem ser entrevistados agressivamente por jornalistas. O conselho de Knigge nesse assunto é que se devem evitar temas sérios em tais ocasiões: “Em locais onde as pessoas se encontram para se divertir, não converse sobre assuntos domésticos, muito menos sobre coisas vexatórias.”

Fonte:      http://www.dw.com/pt

São Paulo – Brasil – 23:58

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: