Nico Rosberg é campeão da Fórmula 1

Alemão conquista seu primeiro título na categoria ao chegar em segundo lugar no Grande Prêmio de Abu Dhabi. Corrida marca também despedida de Felipe Massa.

Nico Rosberg

O piloto alemão Nico Rosberg, da Mercedes, chegou em segundo lugar neste domingo (27/11) no Grande Prêmio de Abu Dhabi, atrás do companheiro de equipe, o britânico Lewis Hamilton, e conquistou o primeiro título da carreira na Fórmula 1, em corrida marcada pelo adeus do brasileiro Felipe Massa à categoria.

Rosberg é o terceiro alemão a se sagrar campeão da Fórmula 1, depois das conquistas de Michael Schumacher (sete títulos e recordista) e Sebastian Vettel (quatro títulos e o mais jovem campeão).

Rosberg é também o primeiro campeão inédito desde 2010, quando Vettel ergueu pela primeira vez o troféu. Além disso, é o segundo filho a ser campeão da categoria, repetindo o feito do pai, o finlandês Keke Rosberg, alcançado em 1982. Antes, o britânico Damon Hill, em 1996, igualou o pai, Graham Hill, que venceu em 1962 e 1968.

Rosberg, de 31 anos, largou na mesma posição em que terminou a prova. Ele poderia chegar até em terceiro para garantir o título. Hamilton, que foi pole position e cumpriu a obrigação de vencer a corrida depois de ter dominado todo o fim de semana, acabou ficando com o vice-campeonato.

Apesar da pressão de Hamilton nos últimos metros de prova, Rosberg conseguiu segurar sua posição à frente de Vettel, da Ferrari, que terminou em terceiro, e do holandês Max Verstappen, da Red Bull, quarto colocado.

O novo campeão da Fórmula 1 terminou com 385 pontos no topo da tabela de classificação, apenas cinco a mais que Hamilton. Na terceira colocação, embora muito distante dos dois primeiros, ficou o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, que terminou em quinto na corrida deste domingo, totalizando 256 pontos.

Após uma emocionante despedida da torcida brasileira no circuito de Interlagos, há duas semanas, e uma festa de homenagem organizada pela Williams neste sábado, Felipe Massa largou em 10º lugar e concluiu sua participação na categoria com a nona posição em Abu Dhabi e a 11ª na classificação geral, com 53 pontos.

Desde que estreou na Fórmula 1, em 2002, o brasileiro disputou 251 corridas, venceu 11 e subiu ao pódio 41 vezes. Aos 35 anos, Massa dá adeus à competição com passagens por três equipes: Sauber, Ferrari, pela qual foi vice-campeão mundial em 2008, e Williams.

Fonte:       http://www.dw.com/pt

São Paulo – Brasil – 22:15

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: