Oito coisas que anunciam o Advento na Alemanha

default

Avanço dos Papais Noéis

Biscoitos de Natal, bolo Stollen e Papais Noéis de chocolate já podem ser vistos nas prateleiras dos supermercados desde setembro. Pouco antes do Dia de São Nicolau, em 06/12, as figuras do bom velhinho, sobretudo as feitas de chocolate, fazem o maior sucesso. Nesse dia, as crianças comportadas encontram suas botas cheias com os bonequinhos de chocolate envoltos em papel vermelho brilhante.

default

Maça, canela e amêndoas

No período do Advento, os doces, biscoitos e bolos natalinos não são somente comprados, mas também assados em casa: biscoitos feitos com saco de confeitar, estrelas de Canela e “Vanillakipferl”, uma espécie de croissant de baunilha, não podem faltar em nenhuma mesa de café do Advento.

default

Lojas abertas no domingo

No período do Advento, quase todas as cidades oferecem ao menos um domingo com o comércio aberto para que se possam comprar presentes antes do Natal. Mas na cidade de Münster, na região da Vestfália no oeste da Alemanha, a situação é diferente: segundo o desejo dos moradores, ali não deverá haver mais compras aos domingos.

default

Luzes por todos os lugares

Nas feiras livres, floriculturas e supermercados, há coroas de Advento por todas as partes: quatro velas, a guirlanda feita de galhos entrelaçados de pinheiros, com muita ou pouca decoração. Acende-se uma vela em cada um dos domingos de Advento, até que todas as quatro estejam acesas. Neste ano, o período de Advento se inicia no dia 27 de novembro, sendo assim bastante longo.

default

Feiras de Natal

A Alemanha é conhecida mundialmente por suas belas e animadas feirinhas de natal. Elas estão por todos os lugares e são em grande número nas principais cidades. Mesmo antes do primeiro Advento, as barracas decoradas desses mercados já vendem vinho quente e crepes, artesanato, bijuterias e gorros de tricô, enquanto músicas natalinas ecoam das caixas de som.

default

Vermelho, branco, picante

Já os antigos romanos gostavam de temperar o seu vinho. Hoje, o aroma do vinho quente nas feirinhas, nos bares e até mesmo em casa é um sinal certo: o Natal está chegando! Existe vinho quente (“Glühwein”) branco e tinto. Ele é temperado com canela, cravo, cardamomo, limão siciliano ou laranja – e açúcar. O “Glühwein” é somente aquecido, não se deve deixar cozer.

default

Esplendor de luzes

Em novembro e dezembro, os dias são curtos na Alemanha: às 17h já está escuro. Nas árvores, nas lojas e nas casas, as luzes de Natal fazem os centros das cidades alemãs brilharem e faiscarem. O mais tardar no início de janeiro, esse esplendor de luzes é desmontado – e pouco depois das 17h cai novamente a escuridão.

default

Alegria antecipada

O calendário de Advento é uma tradição alemã do século 19. Inicialmente, eles eram somente impressos. Depois passaram a ter janelinhas para abrir. Desde os anos 1950, há calendários preenchidos com chocolate para adoçar o tempo de espera até o Natal, para crianças – e cada vez mais para adultos. Atrás das 24 janelinhas, esconde-se principalmente chocolate, mas não faltam asas para a imaginação.

Fonte:       http://www.dw.com/pt

São Paulo – Brasil – 23:12

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: