Os dez melhores mercados de Natal da Alemanha

Sejam tradicionais ou exóticas, grandes ou pequenas, as feiras natalinas da Alemanha atendem a todos os gostos. Conheça algumas das favoritas da temporada de 2016.

Weihnachtsmarkt in Nürnberg (picture-alliance/dpa)

Nuremberg

O Christkindlesmarkt de Nuremberg é parada obrigatória para quem queira explorar os mundo das feiras natalinas da Alemanha. Datando de 1628, ela encarna tudo o que se associa a um mercado de festas. Seu ponto alto é a aparição do Menino Jesus, interpretado por uma adolescente da cidade, declamando um prólogo na cerimônia de abertura.

Deutschland Weihnachtsmarkt in Dresden (picture-alliance/A. Litzlbauer)

Dresden

O Striezelmarkt tem séculos de tradição. Realizado pela primeira vez em 1434, ele durava apenas um dia, antes do início dos feriados. Seu nome vem de “strüzel”, um bolo de frutas de forma alongada, vendido na feira, que deu origem ao popular stollen ou christstollen. Em 2016 o mercado de Natal de Dresden completa 582 anos de existência.

Deutschland Bautzner Wenzelsmarkt (picture-alliance/dpa/S. Kahnert)

Bautzen

O Wenzelsmarkt de Bautzen pode ser pequeno, mas é muito especial. Realizado pela 632ª vez neste ano, ele foi criado por um decreto do rei Venceslau 4º, da Boêmia, dando à cidade o direito de realizar uma feira de carne pré-natalina.

Deutschland Weihnachtsmarkt amKölner Dom (picture-alliance/dpa/H. Galuschka)

Colônia

A feira natalina ao lado da Catedral de Colônia é uma das maiores da Alemanha, atraindo cerca de 4 milhões de visitantes por ano. Em volta da maior árvore de Natal da Renânia, mais de 160 barraquinhas de madeira festivamente decoradas oferecem uma vasta seleção de doces e especialidades locais, bem como vinho quente em canecas adornadas com motivos natalinos.

Deutschland Santa Pauli Weihnachtsmarkt in Hamburg (picture-alliance/dpa/C. Charisius)

Hamburgo

Na época de festas o distrito boêmio de Sant Pauli mostra tanto seu lado tradicional como o brincalhão. Nas proximidades da Reeperbahn, sua principal avenida, realiza-se a Santa Pauli, uma feira exclusiva para adultos. Nela, o visitante pode tomar vinho quente, comprar jóias, suvenires e outros presentes típicos de um bairro de prostituição, como vibradores, brinquedos eróticos e muito mais.

Deutschland Weihnachtsmarkt in Lübeck (picture-alliance/dpa/M. Scholz)

Lübeck

O mercado de Natal desta cidade hanseática é provavelmente o mais conhecido no norte da Alemanha, tendo sido mencionado pela primeira vez em 1648. Os amantes do marzipã podem aproveitar para comprar essa especialidade, que muitos dizem ter sido inventada em Lübeck. Em frente à prefeitura (foto) está o Café Niederegger, um fabricante famoso de marzipã.

Deutschland Wintertollwood auf der Theresienwiese in München (picture-alliance/dpa/F. Hörhager)

Munique

O Festival de Inverno Tollwood, no parque Theresienwiese, tem a oferecer vinho quente, salsichas orgânicas e, claro, muita cultura. O evento, que dura quatro semanas na capital bávara, é apresentado como fórum de ecologia e consciência ambiental, cujos produtos e brinquedos vendidos ostentam o certificado “Fair trade”. Um dos pontos altos em 2016 é um concerto de campainhas de bicicletas.

Deutschland Christkindlmarkt auf der Fraueninsel im Chiemsee (picture-alliance/dpa/M. Schrader)

Lago Chiemsee

Realizado na ilha Frauenchiemsee, esse mercado natalino tem um cenário verdadeiramente extraordinário e romântico, sendo cercado pelo cristalino lago Chiemsee, ao pé dos Alpes Bávaros. De lá o visitante avista a ilha Herrenchiemsee e o famoso castelo homônimo, construído pelo rei Luís 2º da Baviera, que também iniciou a edificação do Castelo de Neuschwanstein.

Deutschland Weihnachtsmarkt in Aachen (picture-alliance/R. Kiedrowski)

Aachen

O mercado de Natal nas proximidades da Catedral de Aachen não é tão antigo, remontando à década de 1970. Por a cidade se localizar perto das fronteiras belga e holandesa, ele recebe muitos turistas do Benelux e possui uma atmosfera bem internacional. Para os visitantes, é impossível deixar de experimentar as Aachener printen, espécie de biscoitos de pão-de-mel cobertos de chocolate.

Deutschland Annaberger Weihnachtsmarkt (picture-alliance/dpa/W. Thieme)

Annaberg-Buchholz

Essa premiada feirinha da região montanhosa do Erzgebirge, no Leste da Alemanha, é muito especial, com sua pirâmide decorada com figuras tradicionais do Natal, da cidade e da indústria da mineração local. Em mais de 80 barraquinhas decoradas, o visitante pode adquirir artesanato de madeira da região, cones de incenso ou as estrelas natalinas de Annaberg, de papel dobrado.

Fonte:       http://www.dw.com/pt

São Paulo – Brasil – 23:28

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: