Dez palavras associadas ao Natal na Alemanha

Menina e decoração de Natal

Vorfreude

Não há palavra em português que traduza exatamente o termo “Vorfreude” (alegria antecipada). O ditado alemão “Vorfreude ist die schönste Freude” diz que a expectativa é a maior das alegrias. As crianças aprendem rapidamente que a impossível lista de presentes nem sempre será atendida. A parte divertida é que podem manter a esperança de que, talvez, seus desejos sejam realizados no próximo ano.

Biscoitos de Natal

Plätzchen

Uma boa maneira de adoçar a longa (mas alegre) espera pelo Natal é com biscoitos. Os que os alemães preparam são chamados de “Plätzchen”, termo que literalmente significa “pequeno lugar”. Sempre há espaço para comer mais um ou dois deles, não importa o quão satisfeito se esteja.

Decoração de Natal

Lametta

Numa esquete de Natal do comediante alemão Loriot, de 1978, um avô reclama: “Früher war mehr Lametta!” (Costumava haver mais ouropel!). O casal decorando a árvore de Natal explica que, agora, prefere enfeites ecológicos. O ouropel, lâmina de metal amarelo que imita ouro, surgiu em Nurembergue por volta de 1610. Ele era feito com fios de prata e, mais tarde, de chumbo – até descobrirem ser tóxico.

Nativity play (picture alliance/Pixsell)

Krippenspiel

Na Alemanha, mesmo famílias não religiosas costumam ir à igreja na véspera de Natal. Afinal, a origem da celebração é o nascimento de Jesus, e as crianças devem ao menos saber disso antes de aproveitar os presentes. A maioria das missas e cultos inclui uma “Krippenspiel” (encenação do Presépio), na qual crianças recriam os acontecimentos que nos levam, 2 mil anos depois, a celebrar o Natal.

 

Menina vestida de Christkind

Christkind

Em algumas partes da Alemanha e em outros países europeus, não é o Papai Noel quem traz os presentes e os coloca sob a árvore de Natal, mas sim “Christkind”, o Menino Jesus, representado por um anjo loiro com asas. O bom velhinho começou a assumir o papel em meados do século 20, ao aparecer em filmes americanos. Mas muitas crianças alemãs continuam endereçando sua lista de desejos ao “Christkind”.

Criança abre presente de Natal

Bescherung

Esta é a prova definitiva de que os alemães são mais precisos com seu vocabulário de Natal. De forma concisa, “Bescherung” se refere ao momento em que os presentes são trocados na véspera de Natal. Quando se acrescenta o adjetivo “bonito”, “schöne Bescherung”, a expressão pode ironicamente significar “que bagunça”. Esse foi o título em alemão do filme “Férias Frustradas de Natal”.

Árvore de Natal

Heiligabend

Os presentes são tradicionalmente trocados na véspera de Natal, chamada em alemão de “Heiligabend” (noite sagrada). O próprio Natal é chamado de “Weihnachten”, termo derivado do antigo dialeto germânico e que significa “noites sagradas”. A palavra está no plural, pois tradicionalmente a celebração durava 12 dias. Atualmente, na Alemanha, ela vai da noite de 24 até 26 de dezembro.

Velas natalinas

Raunächte

Embora as datas exatas se diferenciem de uma região para outra, geralmente “Raunächte” corresponde ao período conhecido como “os 12 dias de Natal”, de 25 de dezembro a 6 de janeiro, terminando com a celebração cristã da Epifania. Segundo a mitologia germânica, durante esse período especial do ano animais seriam capazes de prever o futuro, e os demônios poderiam fazer uma visita a qualquer momento.

Os Três Reis Magos

Morgenland

Epifania é a celebração também conhecida como Dia de Reis, quando os três Reis Magos teriam vindo “do Oriente” trazendo preciosos presentes para Jesus. Em alemão, eles são chamados de “Die Weisen aus dem Morgenland” (Os sábios do Oriente). Lutero cunhou o termo “Morgenland” em sua tradução da Bíblia. Hoje, a palavra é uma maneira ultrapassada de se referir ao Oriente Médio ou ao Extremo Oriente.

Biscoitos de Natal

Hüftgold

Esta não é exclusivamente uma palavra para a época do Natal, mas é, certamente, uma brilhante expressão alemã: “Hüftgold” (quadril de ouro, em tradução literal; ou os famosos pneuzinhos) é o que você deverá acumular depois dos vários dias de festa. Vá em frente e aproveite todas as deliciosas guloseimas de Natal, afinal, as gordurinhas extras vão fazer você brilhar como ouro.

Autoria: Elizabeth Grenier (fc)

Fonte:     http://www.dw.com/pt-br

São Paulo – Brasil – 00:53

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: