Tradicionais bolos europeus

O chá ou café com bolo não é só tradicional na Alemanha ou na Inglaterra. Conheça os bolos tradicionais de alguns países.

Englischer Kuchen (Imago/Westend61)

Bolo Inglês

O tradicional Bolo Inglês é feito com frutas secas, como passas, e cristalizadas, como laranja e limão. Se feito com mais algumas especiarias, é o bolo ideal para a época natalina. Pelos seus ingredientes, o sabor se intensifica com o passar dos dias.

Pão de ló português (Imago/GlobalImagens)

Pão de ló português

Muitos ovos, açúcar e farinha são o segredo desta especialidade. Pela textura, ganhou o nome “ló”, que é um tecido muito fino e leve. Em Portugal, há várias variedades regionais. Reservada aos padres abastados e magistrados, também era indicado para convalescentes. Era enviado como conforto para famílias enlutadas e oferecido com um copo de vinho aos condenados à morte, antes de subirem à forca.

Mandeltorte (Colourbox)

Bolo sueco de amêndoas

Por causa de sua cor, o bolo sueco de amêndoas é frequentemente consumido nos feriados de Páscoa. Ele também é conhecido como Bolo de Oscar 2º, porque era o preferido deste rei sueco, morto em 1907. Sua característica, além da massa feita com amêndoas, é o creme de manteiga, com a cobertura de amêndoas torradas.

Holländer Kirschtorte (imago/imagebroker)

Torta holandesa de cerejas

Esta torta típica da Holanda é uma bomba calórica. Ela é feita com massa folhada, que leva pedaços de manteiga e um pouco de vinagre. O recheio é geleia de cereja, de preferência com as frutas inteiras. Para ficar firme, a nata batida em chantili recebe gelatina.

Rüblitorte (picture-alliance/dpa/F. Gabbert)

Bolo de cenoura, da Suíça

“Rüblitorte” vem de rübli = Rüben, cenouras. A receita mais antiga data de 1892, da cidade suíça de Kaiseraugst. O original da época levava 500 g de cenoura, 500 g de açúcar, 500 g de avelã moída, 3 ovos, 100 g de farinha de trigo e 10 g de fermento. O bolo é muito popular na Páscoa e também é muito apreciado na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Tarta de Santiago (imago/CTK Photo)

Tarta de Santiago, da Espanha

Este famoso bolo à base de amêndoas moídas e ovos é decorada com açúcar de confeiteiro e leva a marca da cruz de Santiago, por ser da região da Galícia. Em 2006, a especialidade se tornou “denominação de origem protegida”.

Französischer Zitronenkuchen Tarte au citron (Colourbox)

Torta de Limão, da França

Nesta especialidade francesa, o doce do açúcar é compensado com a acidez do limão. Enquanto a massa podre (ou melhor, pâte brisée) assa, é feito o recheio, que consiste em um creme de açúcar, gemas e casca e suco de limão. Por fim, o bolo pode ser coberto por merengue, que é dourado por alguns minutos no forno.

Sachertorte (Imago/Westend61)

Torta Sacher, da Áustria

A torta de chocolate com recheio de geleia de damasco foi inventado pelo confeiteiro Franz Sacher, em 1832, para o príncipe Klemens von Metternich, da Áustria. A marca “Original Sachertorte” foi registrada pelo Hotel Sacher, construído em 1876 pelo filho de Franz Sacher, em Viena. A receita é segredo.

Italienische Spezialität Panettone (imago/Schöning)

Panetone, da Itália

Este tradicional bolo de Natal é uma especialidade de Milão. Seu processo especial de fermentação garante uma consistência macia. Outra característica do panetone são as frutas secas e a forma, cilíndrica e alongada.

Deutschland Bächerei Konditortorte Schwarzwälder Kirschtorte (Fotolia/don57)

Floresta Negra, da Alemanha

O Schwarzwälder Kirschtorte (Bolo de Cereja Floresta Negra) é feito com três camadas de bolo de chocolate aromatizado com destilado de cereja, recheado com chantili e compota de ginja (cereja azeda). A decoração também é padronizada: chantili, raspas de chocolate e, sobre cada bico de chantili, uma cereja. A receita se popularizou a partir dos anos 1930 na Alemanha.

Autoria: Roselaine Wandscheer

Fonte:   http://www.dw.com/pt-br

São Paulo – Brasil – 23:37

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil:  ‏@Batom_efutebol

Follow the Batom and Futebol on Twitter, home of German Football in Brazil:  ‏@Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: