Superliga Europeia: Os planos dos grandes clubes

Superliga Europeia: os planos dos grandes clubes

A situação vivida pelo Real Madrid fim de semana passado, com o adiamento do jogo em Vigo devido às más condições do Estádio Balaídos na sequência do mau tempo, reacendeu a discussão sobre a criação de uma Superliga Europeia, apenas com os grandes clubes continentais e, eventualmente, à revelia da própria UEFA.

Segundo a’Marca’, o Barcelona alinha com os merengues nesta intenção, contando ainda com o entusiasmo de equipes como o Bayern de  Munique, a Juventus e PSG. Determinados em criar uma liga no sistema de todos contra todos, os clubes não descartam avançar sob a égide da UEFA, mas desejam que a nova competição seja criada o mais breve possível. 

A grande dúvida é se estes clubes continuariam a participar nas ligas nacionais, que não estão minimamente interessadas em perder os seus principais ativos. E se a maioria deles pretende uma dupla via – conciliar a Liga Europeia com os campeonatos de cada país -, há alguns apostando num cenário de ruptura. 

A UEFA tentou combater esta possibilidade com a eliminação da passagem dos quartos classificados das principais ligas pelo playoff de acesso da Liga dos Campeões – Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra teriam assim quatro equipes diretamente na fase de grupos – a partir de 2018, mas isso parece insuficiente para os maiores clubes europeus.

A ‘Marca’ adianta que clubes como Barcelona, Real Madrid, Atlético Madrid e Sevilha (Espanha), Manchester City, Chelsea, Manchester United, Arsenal e Liverpool (Inglaterra), Juventus, Milan, Inter e Nápoles (Itália), Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen (Alemanha), PSG, Marselha e Lyon (França) seriam os eventuais participantes numa Superliga Europeia.

No entanto, estaria em cima da mesa outra alternativa, com uma Superliga de 64 equipes, os 32 que participam na fase de grupos da Champions e mais 32 que funcionariam como a Liga Europa. Ainda não foi definida a forma como se enfrentariam, mas o sistema mais falado seria numa divisão em quatro grupos de 16 equipes. Porém, ainda temos um longo caminho pela frente até que haja uma decisão definitiva.

São Paulo – Brasil – 23:39

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil:  ‏@Batom_efutebol

Follow the Batom and Futebol on Twitter, home of German Football in Brazil:  ‏@Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Por Josy Galvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: