Rote grütze, compota de frutas vermelhas

Refrescante, doce e azeda na medida certa, sobremesa típica da Alemanha e da Escandinávia pode levar frutas como morangos, cerejas e framboesas. Ela pode ser servida com molho de baunilha, sorvete de creme ou chantilly.

Rote Grütze

Na Alemanha, rote grütze é típico sobretudo no norte

No Brasil, já vi a sobremesa rote grütze ser comparada ao nosso sagu de vinho. Deve ser devido à consistência do caldo, um pouco grossa, e à cor vermelha (rot, em alemão). A receita europeia pode ou não levar vinho tinto e, em vez das bolinhas de fécula de mandioca, é feita com frutas vermelhas.

A palavra grütze vem de gruzzi, que em alemão antigo significa moído grosseiramente. O termo hoje denomina sêmola, ou seja, os grumos que resultam da moagem incompleta de cereais.

A palavra talvez seja usada para descrever a compota de frutas vermelhas devido à consistência do rote grütze, semelhante à de um mingau preparado com algum tipo de cereal moído, como aveia.

Rote grütze é particularmente típico do norte da Alemanha, sobretudo do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, da Dinamarca e da Suécia.

A mistura de frutas pode incluir morango, cereja, framboesa, amora, mirtilo, groselha – de preferência frescas, mas também é possível usar congeladas. A versão clássica é preparada com framboesa e groselha.

Há receitas que levam suco de laranja ou limão, e baunilha. Outras que recomendam passar as frutas numa peneira, mas eu prefiro sentir bem os pedaços.

A sobremesa figura no menu de muitos restaurantes alemães, e também é possível comprar o rote grütze pronto, nas geladeiras dos supermercados, ou em vidros na seção de geleias.

Para contrabalancear o sabor azedinho das frutas, costuma-se servir a compota com sorvete de creme, molho de baunilha ou chantilly. Muitas vezes a compota é servida como prato principal e pode também ser usada como cobertura de bolos.

Confira a receita:

Ingredientes (para 4 pessoas)

300 g de morango

150 g de framboesa ou amora

150 g de cereja ou mirtilo

150 g de açúcar

100 g de amido de milho

100 ml de vinho tinto (opcional)

Modo de preparo

Lavar, limpar e cortar os morangos em quatro. Lavar as framboesas ou amoras. Lavar e remover o caroço das cerejas. Cozinhar as frutas com 750 ml de água por cerca de 15 minutos.

Acrescentar o açúcar às frutas e ferver novamente. Num copo, misturar o amido de milho com 100 ml de água ou vinho tinto. Adicionar a mistura às frutas. Deixar ferver, mexendo sempre.

Distribuir a compota em quatro tigelas de sobremesa e deixar esfriar. Servir o rote grütze com sorvete de creme, molho de baunilha ou chantilly.

*Receita traduzida e adaptada do livro Deutsche Küche: Die besten Rezepte aus Allen Bundesländer.

 

 

Matéria originalmente publicada por:  http://www.dw.com/pt-br

São Paulo – Brasil – 23:48

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: