Borussia Dortmund bate o Eintracht Frankfurt e vence Copa da Alemanha

Time de Dortmund quebra série de vice-campeonatos consecutivos e conquista, pela quarta vez em sua história, o título mais importante do futebol alemão, depois da Bundesliga.

Pierre-Emerick Aubameyan celebra gol final da partida

Pierre-Emerick Aubameyan celebra gol final da partida

O Borussia Dortmund conseguiu superar neste sábado (27/05) a série de três vices consecutivos na Copa da Alemanha, ao derrotar o Eintracht Frankfurt por 2 a 1, em final disputada no Estádio Olímpico de Berlim.

O jovem meia-atacante francês Ousmane Dembélé abriu o marcador da decisão aos 8 minutos do primeiro tempo. Pouco depois, aos 29 minutos, o atacante croata Ante Rebic, do Frankfurt, balançou as redes e deixou tudo igual no placar.

No intervalo, o técnico do Dortmund, Thomas Tuchel, teve que substituir dois de seus titulares, o lateral-esquerdo Marcel Schmelzer e o meia-atacante Marco Reus, ambos com problemas musculares. Assim, o meia Gonzalo Castro e o meia-atacante americano Christian Pulisic foram para o jogo.

Na etapa complementar, o atacante gabonês Pierre-Emerick Aubameyang definiu aos 24 minutos, cobrando pênalti originado em falta do goleiro finlandês Lucas Hradecky, justamente em Pulisic.

Esta foi a quarta vez na história que o Borussia Dortmund conquista a Copa da Alemanha, mais importante título do futebol alemão depois da Bundesliga. Os outros troféus foram erguidos em 1965, 1989 e 2012.

O recordista absoluto do torneio é o Bayern de Munique, com 18 títulos. A equipe bávara, aliás, havia batido os Aurinegros em 2014 e 2016 na final da competição. Em 2015, foi a vez do Wolfsburg superar o time de Tuchel, que não era campeão desde 2012.

Vencedor da disputa em 1974, 1975, 1981 e 1988, o Eintracht Frankfurt desperdiçou oportunidade de alcançar a Liga Europa. 

Com o título nas mãos do Dortmund, Hertha Berlin e Freiburg, sexto e sétimo colocados da Bundesliga foram beneficiados.

A explicação é simples. A Copa da Alemanha dá vaga na próxima Liga Europa ao campeão, mas, como o Dortmund assegurou presença na UEFA Champions League com o terceiro lugar na Bundesliga, a classificação ao torneio continental foi dada ao sétimo do Alemão, neste caso o Freiburg.

Por sua vez, o Hertha Berlin acabou beneficiado com a vaga direta na fase de grupos da Liga Europa, o que representou até um ganho financeiro: 1,5 milhão de euros.

 

Matéria originalmente publicada por:   http://www.dw.com

São Paulo – Brasil – 23:09

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: