Garotada alemã surpreende e Löw ganha boas opções para a Copa

Werner, Stindl e Goretzka: destaques da Alemanha na Copa das Confederações (Foto: AFP)

Werner, Stindl e Goretzka: destaques da Alemanha na Copa das Confederações (Foto: AFP)

 

Joachim Löw convocou um grupo formado basicamente por jovens e/ou novatos para esta Copa das Confederações e, antes de a competição começar, havia dito que esperava levar três ou quatro desses com pouca experiência internacional para a Copa do Mundo do ano que vem.

O “time B” classificou-se em primeiro lugar do seu grupo – à frente do Chile -, goleou o México por 4 a 1 na semifinal e vai reencontrar os chilenos na final de domingo. Para muitos, uma surpresa, principalmente para a própria imprensa alemã. Para Löw, também. Podemos esperar, então, que esse número inicialmente previsto aumente?

– Sim, espero que sim (risos) – disse o técnico com muita animação ao responder à pergunta na coletiva de imprensa após a goleada sobre o México.

De fato a escolha de Löw se mostrou positiva. Poupou as estrelas da seleção – como Özil, Boateng, Müller, Hummels, Neuer (este machucado)… – para dar-lhes descanso e abriu as portas para um grupo de jogadores famintos por mostrar serviço. Dos 21 que ele teve à disposição, só não utilizou o terceiro goleiro, Kevin Trapp, do Paris Saint-Germain.

Joachim Löw ganhou ótimas opções para a Copa do Mundo (Foto: Reuters)

Joachim Löw ganhou ótimas opções para a Copa do Mundo (Foto: Reuters)

 

Alguns nomes já faziam parte das convocações e puderam aumentar seu destaque. É o caso do agora capitão Draxler (PSG), do lateral-direito Kimmich (Bayern de Munique) e do lateral-esquerdo Jonas Hector (Colônia), que já eram titulares do “time A” e estão virtualmente garantidos na Copa. Outros são o zagueiro Mustafi (Arsenal), o volante Rudy (Hoffenheim) e o goleiro Ter Stegen (Barcelona), que devem ser reservas em 2018, mas estão tendo participação importante na Copa das Confederações.

Entre os novatos, o maior destaque fica com um trio que joga de forma ofensiva. Em primeiro lugar, Leon Goretzka, do Schalke 04. O meio-campista de 22 anos, que foi vice-campeão da Olimpíada em 2016, tem sido apontado pela imprensa alemã como melhor jogador da seleção nesta Copa das Confederações. Além da qualidade técnica, é muito inteligente taticamente, tem pé calibrado e é um dos artilheiros do torneio, com três gols. E é um exemplo de como esses jovens têm personalidade.

– Ainda falta um jogo, as chances de título são boas, podemos conseguir. Estou muito feliz em enfrentar o Chile de novo. No primeiro jogo (1 a 1) sentimos que o empate não foi o suficiente para nós. Agora poderemos jogar contra eles de novo, estamos aqui pra isso – disse o camisa 8.

Quem divide essa artilharia com Goretzka é Timo Werner, do RB Leipzig. O atacante de 21 anos teve boas atuações e mostrou “instinto matador”, segundo Löw. E trata-se de uma posição onde claramente há espaço no “time A”, uma vez que nomes como Miroslav Klose e Lukas Podolski se aposentaram (do futebol e da seleção, respectivamente), e a disputa por um posto de titular seria com o veterano Mario Gómez, de 31 anos, que nunca foi unanimidade na Alemanha.

Mais um destaque é Lars Stindl, que não é jovem, mas é novato. O meia-atacante do Borussia Mönchengladbach está com 28 anos e soube aproveitar a chance dada por Löw. É o vice-artilheiro do torneio com dois gols, empatado com Cristiano Ronaldo, e atuou bem tanto como meio-campista quanto como falso 9.

Vale citar ainda o zagueiro Niklas Süle, de 21 anos (Hoffenheim) e o defensor Benjamin Henrichs, de 20 anos (Bayer Leverkusen), que deixaram boa impressão.

O capitão Draxler, que já era titular do

O capitão Draxler, que já era titular do “time A”, ganhou ainda mais espaço na seleção (Foto: AFP)

 

 

 

Matéria originalmente publicada por:    http://globoesporte.globo.com

São Paulo – Brasil – 00:05

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: