Por que o Borussia Dortmund tem a torcida ‘mais fiel’ da Europa

Resultado de imagem para torcida do borussia dortmund

Echte Liebe.

As duas palavras que significam “amor verdadeiro”, em alemão, representam o lema do Borussia Dortmund, algo facilmente de ser comprovado. Basta uma olhada para a tribuna sul do estádio Signal Iduna Park –  maior geral da Europa, com capacidade para 24.454 torcedores – para ter certeza de que o bordão aurinegro é preciso.

Mais do que isso, os números também justificam a veracidade deste amor. 

Em dados divulgado pelo próprio clube, a equipe teve, em média, 79.712 torcedores em cada uma das 17 partidas que fez na última Bundesliga, o que representa a melhor marca da Europa. Barcelona (77.944), Manchester United (75.290), Bayern de Munique (75.000) e Real Madrid (69.170) vieram na sequência. 

Além disso, segundo os dados dos sites World Football e Transfermarkt, o Dortmund tem a melhor média de público do Campeonato Alemão desde 1998-99, sempre com um número superior a 60 mil torcedores. Além disso, desde 2003-04 o número é superior a 70 mil. 

O número torna-se ainda mais expressivo quando se leva em conta que a cidade do clube tem 581.612 habitantes (dado referente a 2015). Ou seja, em média, o Signal Iduna Park recebe um número de torcedores equivalente a 13,7% de toda a cidade. 

E se engana quem usa o sucesso no campo do atual campeão da Copa da Alemanha, quadrifinalista da UEFA Champions League e terceiro colocado da Bundesliga como principal justificativa para tamanha popularidade. Afinal, no começo deste século, o clube se via inserido em uma crise financeira após frustrada experiência na bolsa de valores e contratações que não renderam os resultados esperados. 

Nada mais frustrante para um torcedor que estava acostumado a ganhar do que a queda no status, a mudança de protagonista para coadjuvante. O time campeão alemão em 1995, 1996 e 2002 e campeão da Champions em 1997 chegou a ser o 13º em 2007-08 e ficou de fora do top 4 entre 2003-04 e 2009-10. 

Era motivo o suficiente para afastar o torcedor do estádio. Mas não foi o caso do time pautado pelo Echte Liebe. 

Se o passado e o presente mostram o Borussia Dortmund como referência quando o assunto é arquibancada, o futuro indica que tal prestígio deve seguir intacto. O clube alemão divulgou nesta quinta-feira que dos 55 mil portadores de carnês com ingressos para todos os jogos em casa na Bundesliga 2017-18 apenas 66 não exerceram seu benefício de manter tal condição. 

Resultado de imagem para torcida do borussia dortmund

Dortmund teve média de quase 80 mil torcedores por partida na Bundesliga 2016-17

 

No total, 99,88% dos fãs mantiveram o privilégio de assistir aos 17 confrontos dos Aurinegros no campeonato. Ou seja, 54.934 dos 80.708 lugares do Signal Iduna Park nas 17 partidas do próximo Campeonato Alemão já têm dono. 

Quanto aos torcedores que abdicaram do ticket de temporada inteira, o número é inferior ao registrado para a última temporada quando 84 deixaram de contar com o carnês. Já para 2015-16, 93 tinham deixado de fazer a renovação. 

Se o Borussia Dortmund irá brilhar ou não nos gramados na próxima temporada, isso ainda é mistério. Certo é que fora das quatro linhas o espetáculo continua.

 

 

Matéria originalmente publicada por:    http://espn.uol.com.br

São Paulo – Brasil – 23:00

Siga o Batom e Futebol no Twitter, a casa do Futebol Alemão no Brasil: @Batom_efutebol

Follow Batom and Futebol on Twitter, the home of German Football in Brazil:  @Batom_efutebol

Siga o Batom e Futebol no Facebook, a casa do Futebol Alemão no Brasil:https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Follow Batom and Futebol on Facebook, the home of German Football in Brazil: https://www.facebook.com/BatomeFutebol

Josy Galvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: